Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo pronto a enviar reforços para a Madeira, mas “para já não é preciso”

09 ago, 2016 - 14:36

A situação do incêndio no Funchal já entrou no segundo dia e assume proporções alarmantes. Há casas ardidas e hospitais evacuados.

A+ / A-

O presidente da Câmara Municipal do Funchal revelou, esta terça-feira, que o gabinete do primeiro-ministro, António Costa, já foi contactado a propósito da eventualidade de ser necessário enviar meios para apoiar o combate aos incêndios na Madeira.

“Estão accionados todos os meios necessários. Quero dizer que já contactámos o gabinete do primeiro-ministro e houve uma disponibilidade para, caso haja necessidade, virem meios do continente para cá, seja nesta fase seja numa de rescaldo”, disse Paulo Cafôfo, na conferência de imprensa para fazer o segundo balanço do dia dos incêndios que deflagraram na segunda-feira à tarde no concelho.

“O Governo da República, além da solidariedade que mostrou com a região e, particularmente, com a cidade do Funchal, está disposto a enviar meios que possam ser úteis”, sublinhou, ressalvando, contudo, que as autoridades regionais “ainda não vão tomar esta medida”.

O autarca apontou que este canal com o gabinete do primeiro-ministro será “mantido aberto”.

A ministra da Administração Interna contactou esta terça-feira o presidente do Governo Regional da Madeira no sentido de oferecer ajuda dos meios de combate para os incêndios florestais que lavram em várias zonas da do Funchal, disse à Lusa fonte da tutela.

Constança Urbano de Sousa contactou telefonicamente Miguel Albuquerque, que lhe disse que está a fazer um levantamento da situação na ilha e que, para já, não era necessário ajuda do continente.

O governo madeirense accionou já o plano de contingência regional.

Fazendo um ponto da situação no concelho do Funchal, o autarca declarou que “não tem sido fácil o combate a esta calamidade”, porque o ataque ao fogo está a ser efectuado num misto de duas áreas – uma florestal (Parque Ecológico do Funchal) e outra “complicada”, que é a urbana.

“Temos três frentes: o flanco do Parque Ecológico e, [na freguesia] do Monte, a zona das Babosas, Laginhas e Corujeira”, enunciou, mencionando que “a situação mais complicada acontece no Caminho do Tanque”, onde muitas casas ficaram incendiadas e houve muita população em pânico.

O autarca apontou que “são já dezenas as casas afectadas”, embora seja ainda necessário efectuar uma contabilidade das habitações consumidas pelas chamas, “algumas antigas e desabitadas”.

“Esse levantamento tem de ser realizado para calcular os custos e fazer uma estimativa necessária para recuperação”, indicou.

O presidente do município assegurou que não há falta de água para consumo doméstico no concelho e anunciou que a recolha de resíduos urbanos “está cancelada”, porque há estradas de várias zonas encerradas e as viaturas da câmara tiveram de ser retiradas do parque dos Viveiros e “estão dispersas pela cidade”.

O responsável indicou que foi necessário ainda evacuar o bairro camarário das Laginhas e encontrar soluções para realojar os moradores, o mesmo acontecendo com a Estalagem do Monte, que estava “cheia” de hóspedes.

O Hospital dos Marmeleiros e o Hospital Dr. João de Almada estão a ser evacuados, com os doentes do último a serem transportados para uma escola.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EUGENIA
    09 ago, 2016 PORTO 20:17
    quem solicita o serviço é que define o momento e os meios. na tragédia vocês não se coíbem de insinuar que o governo está a facilitar. piratas de crua ao peito é o que sois.
  • Saloio
    09 ago, 2016 Coimbra 16:53
    Portugal em GUERRA. É sempre o mesmo. Não há BOMBEIROS para tanta fogueira. BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS só no NOME, com ORDENADOS CHORUDOS e regalias sociais que outros trabalhadores não têm, como na saúde, etc.. Na TV, senhores bem falantes armados em RAMBOS, com lindos discursos, e sem transpirar, levam boas maquias ao fim de mês e sem esforço . Dizia ontem , julgo que era o SR: MINISTRO não sei de quê, que grande quantidade de fogos surgiam de noite, e, com muita razão suspeitava de serem fogos criminosos. Estamos bem servidos de terroristas: Quando são caçados fossem bem castigados (PENA DE MORTE), talvez eu dormisse mais descansado em minha casa. Precisa-se de BOMBEIROS e MATERIAL. Que sejam contratados, VOLUNTÁRIOS já não há e que muitos impostos e TAXAS cobradas pelas CÂMARAS, sejam para estes fins. Basta olhar para uma factura de água e ver: Água- Tarifa fixa; Resíduos sólidos fixo; Resíduos sólidos variável- 2º. escalão; Taxa de saneamento; Taxa Recursos hídricos- água receita Estado; Taxa de gestão de resíduos; IVA. Não sei me escapa alguma coisa! ! ! ISTO SÓ NA FACTURA DA ÁGUA! Claro, que se tem de ter dinheiro para pagar a tanto tacho nas câmaras, QUE PASSAM O TEMPO A ENVERNISAR AS UNHAS E ...
  • luis santos
    09 ago, 2016 coimbra 16:42
    deixem arder,isso nao enche os bolsos a eles....entretanto o suposto presidente da República, continua a passear,a inaugurar, a condecorar, a confratenizar, mas trabalhinho? nada....qual caixa geral depositos, bes, reformados funçaõ publica mais que pagantes, pais a arder por todos os cantos e o presidente da republica quando é que começa a governar?? este vai bater os records de passeio do mario soares e do cavaco.....
  • maria
    09 ago, 2016 lisboa 16:24
    Considero este governo criminoso., vê o país a arder e não se mexem. Querem poupar por causa da divida, mas são os desgraçados do costume a pagar a fatura. É revoltante assistir a esta desgraça que vai por todo o país e ainda virem dizer "QUE OS MEIOS AEREOS AINDA NÃO SÃO NECESSÁRIOS ?" Estão à espera DE QUÊ ? É pena que nenhum ministro ou Secretário de Estado não tenha nenhuma casa nestas zonas atingidas, talvez assim, resolvessem mais rápido, especialmente o 1º ministro. É um Governo de mentirosos.
  • Luís Marques
    09 ago, 2016 Castelo Branco 16:20
    pois, só o Sporting é que não recebe reforços do governo... bem haja
  • FilipeOS
    09 ago, 2016 SMF 15:57
    Mandem só os reforços quando já não existir mais nada para queimar...
  • José Saraiva
    09 ago, 2016 Viseu 15:45
    e o "maluquinho" ??? já está cá fora??....

Destaques V+