Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal reforça presença nas ilhas Selvagens

08 ago, 2016 - 19:42

Elementos da Polícia Marítima vão operar radar, que vai permitir a "vigilância de todo o espaço marítimo até 45 quilómetros à volta das Selvagens.

A+ / A-

Os dois primeiros elementos da Polícia Marítima (PM) que vão reforçar a segurança e soberania portuguesa nas ilhas Selvagens, no arquipélago madeirense, partem do Funchal no dia 21 de Agosto, afirmou hoje o comandante da Zona Marítima da Madeira.

"Os dois elementos da PM sairão do Funchal no dia 21 de Agosto, sendo o objectivo que na manhã do dia 22 as instalações passem a estar guarnecidas", disse Félix Marques à agência Lusa, destacando que "as instalações da Polícia Marítima nas ilhas Selvagens entrarão em funcionamento a partir desse dia".

O responsável adiantou que, até o final desta semana, deverão estar concluídas "todas obras de beneficiações e a instalação de equipamentos que visam melhorar as condições para receber os dois elementos da PM".

Segundo Félix Marques, "foi uma grande empreitada que durou um mês e foi necessário transportar muito material", tendo os trabalhos sido desenvolvidos por uma equipa de 18 elementos (faroleiros, militares e da Capitania do Funchal que deram apoio logístico) que deverão regressar daquele território na sexta-feira.

O comandante assegurou que o radar que foi colocado na zona "já está a funcionar, em fase de testes, pois só pode ser operado pelos dois elementos da PM", o que vai permitir a "vigilância de todo o espaço marítimo até 45 quilómetros à volta das Selvagens".

"Foi necessário instalar o radar no âmbito do projecto Costa Segura, tendo sido já instalados outros em Caminha, Figueira da Foz, Lisboa e está previsto, em Setembro, também um no Funchal, o que vai permitir uma melhor vigilância de toda a costa sul", apontou.

Para instalar este posto da PM nas Selvagens - um território composto por duas ilhas (Selvagem Grande e Selvagem Pequena) e vários ilhéus, que faz parte da Região Autónoma da Madeira e se situa a cerca de 300 quilómetros a sul do Funchal - foi necessário também instalar sistemas de alimentação de energia (painéis solares) e reforçar a capacidade energética junto da estação de apoio da Reserva Natural (casa dos vigilantes da natureza).

As instalações foram também dotadas de uma estação de dessalinização de água com capacidade para 60 litros/hora e foram efectuadas melhorias para garantir melhores condições de habitabilidade, destacou.

O posto terá ainda, nesta primeira fase, uma lancha para fiscalização e vigilância do mar, mas os meios náuticos serão reforçados a curto prazo com uma outra embarcação e num futuro próximo.

"Logo que haja capacidade para criar e reforçar as condições de alojamento" será activada "uma extensão da repartição da capitania para permitir actos administrativos, que ficará a cargo de um militarizado da Marinha", acrescentou o comandante da Zona Marítima da Madeira.

"As Selvagens ficarão claramente mais seguras, porque a permanência dos dois elementos da PM será um elemento dissuasor", declarou Félix Marques, considerando que os vigilantes da natureza que já estão naquele território "não têm autoridade, estão limitados e, com a presença destes novos agentes, o exercício da autoridade do Estado será melhor efetuado".

As ilhas Selvagens já receberam Presidentes da República - casos de Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva -, numa manifestação da soberania nacional sobre aquele território.

O actual Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou, aquando da sua deslocação à Madeira, em Junho, que pretendia também conhecer e visitar aquele arquipélago dois meses depois.

Veja as Selvagens como nunca as viu (elas estão de boa saúde)
Veja as Selvagens como nunca as viu (elas estão de boa saúde)
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos
    08 ago, 2016 Lages 22:09
    Há um pequeno pormenor... Por debaixo das Selvagens NÃO HÁ PETRÓLEO! Esperem, também se houvessem os amigos do mexilhão não deixavam que se explorasse! Fonix, o português é preso por ter cão e por não ter!

Destaques V+