Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CDS vai à luta contra novas regras do IMI

02 ago, 2016 - 12:19 • Hugo Monteiro

O líder parlamentar do CDS, Nuno Magalhães, detecta “legalidade duvidosa” na nova legislação, "uma medida importada da Grécia e do Syriza, que o próprio Syriza não conseguiu executar"

A+ / A-

O CDS duvida da legalidade das alterações ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que fazem com que as casas com boas vistas ou exposição solar possam ver o imposto agravado, e, admite recorrer a todos os meios disponíveis para alterar o diploma que entra em vigor esta terça-feira

Em entrevista à Renascença, o presidente do grupo parlamentar do CDS, Nuno Magalhães, diz acreditar que as alterações são de “legalidade duvidosa”, por serem “discriminatórias”.

“É difícil ter um critério objectivo, onde haja uma igualdade clara de circunstâncias onde se possa aplicar este tipo de critério”, explica Nuno Magalhães, garantindo que diz que o CDS “vai utilizar todos os meios legais que tem, nomeadamente ao nível da Assembleia da República, para alterar aquilo que considera ser mais um aumento de impostos”.

Nuno Magalhães diz que o Governo “tem, ao longo destes meses, vindo a carregar todo o tipo de impostos indirectos sobre a classe média”. Este caso do IMI é, “mais uma vez, a prova do embuste que esta maioria do PCP, do Bloco, do PEV e do PS tem feito no sentido de, ao contrário do que apregoam, substituir a austeridade por austeridade”.

“Agora, até taxam o sol”, reforça.

“Creio que é uma medida importada da Grécia e do Syriza, que o próprio Syriza não conseguiu executar”, remata.

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) pode subir ou descer dependendo da vista ou da exposição solar da habitação. Até aqui, estas características podiam valer no máximo 5% no cálculo do imposto, mas agora podem chegar ao máximo de mais 20% ou, por outro lado, desagravar o IMI até 10%, porque o coeficiente de “localização e operacionalidade relativa”, que pondera características como a qualidade e o conforto que advém da localização dos imóveis, muda.

Os que tiverem as fracções viradas a Norte e com pouca vista, deverão ter o IMI reduzido até 10%

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ao norton zig
    03 ago, 2016 Lis 10:18
    Os outros que refere viveram bem durante 4 anos à custa do empobrecimento do país e da destruição da classe media e das familias com elementos mandados para a emigração forçada! Claro que esses outros nem tiveram de sair da zona de conforto pois tiveram a usufruir do pote!...O maior aumento de impostos para nada! Apenas para hipocritamente andarem de bandeirinha na lapela a elogiar os sacrificios que impuseram aos portugueses! Sacanagem!
  • norton zig
    03 ago, 2016 lx 00:48
    Quem votou PS têm o que merece..os outros são apenas vitimas.
  • Carlos Gonçalves
    02 ago, 2016 Almada 21:43
    O Partido da cueca azul sempre no seu melhor. Agora é que vai á luta ? Durante quatro anos de ditadura mais os seus partners PSD, o que fizeram ?
  • beirão
    02 ago, 2016 lisboa 21:14
    Vem amigo... Não há perigo que lhe possa acontcer.... se a sua casa agora tem muito sol .... pois deve pagar por isso um imposto !!!! Mas depois vai ter muitam sorte no próximo ano ! ! ! porque esse mesmo imposto irá depois ser aplicado nas casas que no VERÃO tiverem mais sombra ! ! ! E aí... você fica safo.... a não ser que as cabecinhas pensadoras se lembrem tambem da Lua e.... do LUAR ! ! ! Parece-me é que você vai mesmo estar sempre LIXADO .... A não ser que consiga correr com eles ! ! ! ! !
  • José Cunha
    02 ago, 2016 Paredes de Coura 19:19
    Força CDS demonstrem a vossa oposição séria e controlada sobre as asneiras que este desgoverno está a fazer,taxas,impostos mais taxinhas é um nunca mais acabar! Tenho confianças em vós e na vossa ação. Não adormeçam á sombra da bananeira...logo teremos de pagar pelo ar que respiramos e pelo oxigénio que nos liberta os pulmões.
  • João
    02 ago, 2016 Aveiro 19:05
    O CDS, parece querer "Sol na eira e chuva no nabal" ... Então mas onde está o problema em taxar melhor o que tem mais valor? ... agora se o sistema não é perfeito se melhore....Então mas quem tem uma casa de 40m2 apenas com janelas para um lado tem que ser taxado pelo mesmo índice que uma casal completamente desafogada no mesmo local e que "por lei" não se permite a abertura de qualquer janela para o seu lado!
  • Pedro
    02 ago, 2016 Bencatel 15:47
    Com pouca esperança de ver o comentário publicado mas cá vai, se tem sido o passinhos de coelho e o paulinho das feiras a lançar este imposto, seria óptimo como não são é péssimo, o normal para esta direitalha pois serão eles com certeza que irão sofrer o maior aumento.
  • Ze
    02 ago, 2016 Braga 15:39
    Se estes gajos nao saem de la para for a, daqui a pouco temos que andar a trabalhar para sustentar os que nao fazem nada e anda a mama . Ja agora temos que pagar o Sol e esses do Governo vao para o Algarve gozar os subsiduos . Que vao trabalhar que eu dou no duro! suckers
  • toinotuga
    02 ago, 2016 leiria 15:36
    Que pouca vergonha esta de taxar o SOL. Deputados deveriam ser 90% menos, nas Câmaras Municipais igual e se querem trabalhar vão em seus carros e paguem o combustível do seu bolso, etc, etc, etc, e as fundações.... Um dia vai estoirar á vai! vai...
  • ALVARO BARBOSA
    02 ago, 2016 PORTO 15:34
    Boa tarde , isto do " IMI AO SOL" é uma vergonha ... gostaria de saber se vai haver descontos nos dias de chuva e nevoeiro ????? Moro num primeiro andar com vista privilegiada para o " canil do Porto" , onde tenho sempre a possibilidade de acordar cedo por via dos latidos dos eleitores do "PAN" que , mais não devem que ser presos políticos provavelmente , daí estarem presos , bem como frente ao parque de recolha de alguns carros do lixo ( provavelmente ainda serei sobretaxado pelo aroma exclusivo , do qual usufruo ... e , porque não entendo esta nova ideia de "taxar o sol", resolvi partilhar o quanto me sinto beneficiado . TENHAM VERGONHA.

Destaques V+