Tempo
|
A+ / A-

​DGS aconselha vacina do sarampo aos viajantes

02 ago, 2016 - 00:09

Continuam a ocorrer surtos ou epidemias de sarampo na maioria dos países europeus e no continente americano. A doença é também frequente em muitos países africanos e asiáticos.

A+ / A-

A Direcção-geral da Saúde (DGS) aconselha a vacina do sarampo a todas as pessoas que vão viajar ou participar em eventos internacionais, em Portugal ou no estrangeiro.

Consideram-se já protegidas contra o sarampo as pessoas que tiveram a doença ou que têm duas doses da vacina, no caso dos menores de 18, e uma dose quando se trata de adultos.

"O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas, podendo provocar doença grave ou mesmo a morte", lembra a DGS, que avisa que continuam a ocorrer surtos ou epidemias de sarampo na maioria dos países europeus e no continente americano. A doença é também frequente em muitos países africanos e asiáticos.

Em Portugal o sarampo está controlado há vários anos, uma vez que a maioria das pessoas está protegida por ter sido vacinada ou por ter tido a doença.

"Em viagens internacionais e em eventos onde se encontram cidadãos de vários países, existe o risco de pessoas não protegidas contraírem sarampo através do contacto com pessoas doentes ou em período de incubação da doença", indica a DGS numa nota hoje divulgada.

A vacina, dada gratuitamente no Serviço Nacional de Saúde, é recomendada a quem "vai viajar ou participar num evento internacional, em Portugal ou no estrangeiro".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+