Tempo
|
A+ / A-

Atacante de Nice tinha cúmplices

21 jul, 2016 - 18:46

Polícia deteve cinco pessoas que poderão ter ajudado Mohamed Lahouaiej Bouhlel num ataque com um camião que matou 84 pessoas.

A+ / A-

O autor do atentado de Nice não agiu sozinho. Teve o apoio de cúmplices, entre eles cinco pessoas que estão detidas e que foram esta quinta-feira presentes a um juiz.

A revelação foi feita esta quinta-feira pelo procurador da República francês. François Moulins adianta que o ataque foi preparado durante vários meses.

Os detidos são quatro homens e uma mulher e não eram conhecidos dos serviços secretos. Trata-se de um casal de nacionalidade albanesa, dois homens franco-tunisinos e um tunisino.

“As investigações que estão a decorrer deste a noite de 14 de Julho ainda decorrem, mas permitem desde já confirmar que este ataque mortífero foi premeditado e que Mohamed Lahouaiej Bouhlel teve ajuda e cúmplices na preparação deste acto criminoso”, declarou o procurador.

François Moulins destacou os avanços na investigação que indicam que o atentado de Nice que matou 84 pessoas, foi premeditado e contou com o envolvimento de várias pessoas.

Os registos do telefone de Mohamed Lahouaiej Bouhlel, um tunisino de 31 anos indicam um grande número de troca de chamadas e mensagens com os alegados cúmplices durante o último ano.

Dias depois do ataque de Janeiro de 2015 contra o jornal satírico “Charlie Hebdo” e um supermercado judaico, Bouhlel recebeu uma mensagem em que um dos homens agora detidos dizia: “Eu não sou Charlie. Estou contente, trouxeram soldados de Alá para acabar o trabalho”.

O procurador garante que a investigação está a avançar e, segundo as informações apuradas, as autoridades já conseguiram apreenderam várias armas.

O ataque de 14 de Julho no Promenade des Anglais, em Nice, provocou 84 mortos e cerca de 200 feridos, entre os quais quatro portugueses.

O rasto do terror chegou a Nice
O rasto do terror chegou a Nice
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Orabem!
    22 jul, 2016 dequalquerlado 10:47
    Oh António, nunca vão meter. Há tanta gente tola com dó deles, mas não têm dó daqueles que morrem quase todos os dias às mãos destes bandidos, bestas...A úncia coisa de que sabem pensar é que nem todos são iguais e é em tolerância...São pessoas que são como as mulas de palas nos olhos....Só vêm o que está à frente e ainda assim a mal...Isto nunca mais tem remissão, enquanto houver destas mulas...
  • Orabem!
    22 jul, 2016 dequalquerlado 10:40
    O que me indigna é haver um ato destes e ver estes burros a tentar desculpar este ato com as suas perturbações mentais ou querendo isentar este ato como não fosse de ligações a terrorismo. O grande problema começa quando começa a surgir a admiração por parte destas bestas ao daesh, e mesmo que até possam viver uma vida normal sem darem nas vistas, a qualquer momento eles seguem -lhes o exemplo, é só terem uma oportunidade....É impressionante como as pessoas distorcem as coisas, ou então querem convencer parvos...Agora que é triste é ver que saíram dos seus países para terem melhores condições e até os deram, mas o reconhecimento e a falta de gratidão ainda é esta, apoiar o daesh e virarem-se contra os países que lhes deram tudo. E depois não se pode criticar estes acéfalos, atrasados mentais e bestas, porque lá vem o racismo. SÃO ESTES NOJENTOS É QUE SÃO RACISTAS. Não são os outros...
  • antonio
    21 jul, 2016 Portugal 21:35
    confirma-se: terrorismo! Metam a cabeça na areia, que quando a tirarem será tarde.

Destaques V+