Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia. 50 mil pessoas foram detidas, afastadas ou suspensas após golpe falhado

19 jul, 2016 - 23:14

A limpeza prometida pelo Presidente Erdogan está em marcha.

A+ / A-

Cerca de 50 mil soldados, polícias, juízes, professores e outros funcionários públicos foram detidos ou suspensos na Turquia, avança a agência Reuters.

Os números são avançados pela agência Reuters e são a resposta do Presidente Tayyp Erdogan à tentativa falhada de golpe de Estado da última sexta-feira levada a cabo por um grupo de militares.

Só esta terça-feira, 15 mil pessoas foram suspensas de funções no Ministério da Educação, uma centena de elementos dos serviços de inteligência foram afastados, no Directório para os Assuntos Religiosos a "purga" afectou 492 funcionários, 257 nos gabinetes ministeriais e 300 no Ministério da Energia. Já tinham sido afastados 2.500 juízes e 8.000 polícias. Foram detidos, pelo menos, três mil militares por suspeita de ligação ao golpe falhado.

Erdogan disse que a intentona era uma “dádiva de Deus”, ou seja, uma oportunidade para “limpar” as instituições do Estado, a começar pelas Forças Armadas.

O Governo de Ancara acusa Fethullah Gulen, um clérigo exilado nos Estados Unidos, de ser o inspirador da tentativa de golpe de Estado.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, declarou no Parlamento que “esta organização terrorista paralela deixará de ter influência” no país.

As autoridades retiraram esta terça-feira do ar as rádios e televisões com alegada ligação ao clérigo Fetullah Gulen, de 75 anos, que nega qualquer envolvimento no golpe que provocou 230 mortos e 1.400 feridos.

São 24 canais de televisão e estações de rádio e os 34 jornalistas que ali trabalham viram também as suas credenciais revogadas. O Governo turco argumenta que a decisão "não deve ser vista como restrição à liberdade de imprensa".

Tayyp Erdogan e Barack Obama falaram esta terça-feira ao telefone. A Casa Branca fez saber que a Turquia já enviou para os Estados Unidos um pedido para a extradição de Fetullah Gulen, que residente na Pensilvânia.

Fonte do Departamento de Estado norte-americano diz à agência Reuters que não se trata de um pedido formal de extradição, mas antes de documentos explicando as razões pelas quais Ancara quer julgar Fetullah Gulen em território turco.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    20 jul, 2016 Santarém 21:49
    Pelos vistos o senhor Erdogan vê inimigos em toda a parte e por este caminhar em breve terá metade da população turca atrás das grades, a continuar assim penso que não irá ter um final feliz e no que nos toca UE a respeito das relações com tal individuo o melhor será mesmo mantermo-nos afastados o mais possível porque aquilo é tudo gente muito melindrosa e autoritária.
  • 20 jul, 2016 17:04
    Sabem o que digo anda tudo maluco!!!! Por dá cá aquela "palha" mata-se, esfola-se....na Turquia está bom de ver que o presidente quer limpar quem não gosta ou não simpatiza com ele!!!!
  • Luis
    20 jul, 2016 Lisboa 16:53
    Quando não sei. Mas que o Erdogan vai acabar muito mal, vai. Nada me diz que este golpe não tenha sido um golpe tipo 16 de Março em Portugal. Vamos ver. Os militares não gostam do Erdogan e têm muitos camaradas presos e a serem mal tratados.
  • manuel ribeiro
    20 jul, 2016 Porto 08:49
    50 mil é muita gente para deter. Todos,mesmo sem armas aos empurrões, acabam com aquele idiota.
  • TUGA
    20 jul, 2016 lisboa 08:36
    grande golpada para poder assassinar Curdos e roubar-lhes os territórios, este amigo do império franco/alemão e membro da NATO é um artista. Sem opositores internos e com o apoio dos E.U.A e da chamada U.E. tudo fica mais fácil para tentar repor o império otomano!!! o Hitler hoje tinha muito a aprender com esta rapaziada, toda democrática e defensora dos direitos humanos e dos animais!!!!
  • Madala
    20 jul, 2016 Évora 08:13
    Caça às bruxas... já começo a acreditar que tudo não se passou de uma inventona para fazer a purga e scabar por os assassinar, DEMOCRACIA!......
  • José
    20 jul, 2016 Portimão 06:31
    Oh Diacho, tantos milhares detidos?? Golpe falhado? ou golpe, mal encetado??.

Destaques V+