Tempo
|
A+ / A-

Jogos Olímpicos

Rússia apresenta lista para os Jogos com 68 atletas castigados

20 jul, 2016 - 18:48

Comité Olímpico Russo apresenta lista de 387 atletas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Comité Olímpico Internacional só vai se pronunciar sobre a participação do país dentro de uma semana.

A+ / A-

O Comité Olímpico Russo (COR) apresentou, esta quarta-feira, uma lista de 387 atletas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O Comité Olímpico Internacional (COI) só vai se pronunciar sobre a participação do país dentro de uma semana, mas o organismo russo já se adiantou. "A lista da delegação russa está constituída. Os atletas competem em 30 modalidades", revelou o presidente do COR, Alexandre Joukov, citado pelas agências noticiosas russas.

A lista inclui 68 atletas que apresentaram recurso junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que deverá pronunciar-se, na quinta-feira, quanto à exclusão colectiva imposta pela Associação de Federações Internacionais de Atletismo (IAAF).

Em causa estão, segundo a IAAF, violações ao código antidopagem e à carta olímpica.

A lista apresentada surge, ainda, antes do COI tomar uma decisão quanto a uma eventual exclusão da Rússia dos Jogos, que se disputam de 5 a 21 de Agosto no Rio de Janeiro, face às acusações que vieram a público no relatório McLaren, relatório independente que demonstrou a existência de um esquema organizado de doping na Rússia, com apoio estatal e colaboração dos serviços secretos russos.

Uma organização que funcionou, de acordo com o relatório, de 2011 a 2015 e envolveu atletas de 30 modalidades. Terá ajudado, inclusivamente, pelo menos 15 atletas a ganhar medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014.

Esta quarta-feira, uma porta-voz do COI, Emmanuelle Moreau, disse à agência AFP que a decisão, em relação à participação da Rússia no Rio de Janeiro, será tomada em sete dias e que o organismo considerará a posição do TAS.

O ministro russo do desporto, Vitali Moutko, ele próprio acusado no relatório McLaren como elemento activo no esquema russo de doping, afirmou, esta terça-feira, esperar que o COI tome uma "decisão razoável".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+