Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Golpe de estado falhado mancha Turquia de sangue

16 jul, 2016 - 03:57

Há dezenas de mortos confirmados em Ancara.Mais de 130 pessoas suspeitas de envolvimento na revolta foram detidas.

A+ / A-

Pelo menos 42 pessoas morreram em Ancara, capital da Turquia, em resultado da tentativa de golpe de Estado da última noite.

A notícia foi avançada pelo gabinete da Procuradoria turca à agência de notícias estatal Anadolu.

Há 17 polícias entre as vítimas mortais registadas em Ancara, mas a maioria dos mortos são civis.

Há também um número indeterminado de feridos.

Treze soldados revoltosos foram detidos quando tentavam entrar no Palácio Presidencial, adianta uma fonte oficial à agência Reuters.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, revelou por seu lado que mais de 130 pessoas suspeitas de envolvimento na tentativa de golpe de Estado foram detidas.

Istambul foi outro dos epicentros da tentativa de golpe de Estado, levado a cabo por um grupo de militares.

Duas pontes sobre o estreito do Bósforo foram cortadas pelos revoltosos, o aeroporto Ataturk foi encerrado e foram registados tiroteios, mas não há qualquer informação sobre a existência de vítimas.

O aeroporto já foi recuperado pelas forças leais ao Governo e ao Presidente, que apelou ao povo para sair às ruas do país contra o golpe.

Numa declaração ao país, em Istambul, depois de regressar de férias no sul do país, o Presidente turco, Tayyp Erdogan, defendeu que tem o povo do seu lado e que os militares golpistas vão pagar um preço elevado por tentarem derrubar um Governo eleito.

Pelas 4h00 da madrugada deste sábado (hora de Lisboa), ainda não havia uma declaração de rendição por parte dos militares revoltosos e tinham sido registadas explosões junto ao parlamento de Ancara.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 16 jul, 2016 22:57
    Este FAL
  • Castro Antunes
    16 jul, 2016 Montalegre 04:46
    Não queremos esta gente na comunidade europeia.

Destaques V+