Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo português "repudia e condena" ataque em Nice

15 jul, 2016 - 00:39

Primeiro-ministro, António Costa, enviou mensagem ao Presidente e ao chefe do Governo de França.

A+ / A-

O Governo português "repudia e condena veementemente" o atentado ocorrido quinta-feira à noite em Nice, França, e o primeiro-ministro, António Costa, já enviou mensagens de condolências ao Presidente francês, François Hollande, e ao seu homólogo, Manuel Valls.

Num comunicado do Governo português, assinado pelo primeiro-ministro, António Costa, o executivo "repudia e condena veementemente este atentado que, mais uma vez, ataca a França e todos os europeus".

"Lamentamos as vítimas e manifestamos total solidariedade para com França e os franceses nesta luta contra o terrorismo. A embaixada e consulados portugueses estão a trabalhar com autoridades francesas e disponíveis para ajudar todos os que necessitem", refere-se no mesmo comunicado.

Nesta nota salienta-se também que "Portugal sofre com a França neste dia 14 de julho, dia nacional da França". "Todos partilhamos os seus valores: Liberdade, igualdade, fraternidade", acrescenta-se.

As autoridades francesas elevaram já para pelo menos 60 mortos e mais de 100 feridos o número de vítimas em resultado do embate de um camião contra uma multidão esta noite em Nice, sul de França.

Um camião branco atingiu na noite de quinta-feira uma multidão em Nice, na avenida marginal da cidade, a Promenade des Anglais, quando as pessoas assistiam a um fogo-de-artifício para celebrar o dia nacional de França.

O condutor do camião foi abatido pela polícia.

As autoridades francesas consideram estar perante um atentado terrorista e o Presidente da França, François Hollande, vai reunir o gabinete de crise.

Este atentado ocorreu no dia nacional de França, em que se celebra a Tomada da Bastilha, evento histórico que marcou o início da Revolução Francesa em 1789.

Atentado faz dezenas de mortos em Nice
Atentado faz dezenas de mortos em Nice
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    15 jul, 2016 Lisboa 09:03
    Em Portugal o polucía que matou o sujeito a esta hora estava preso por o ter alvejado.
  • Kostov...
    15 jul, 2016 Costa 01:53
    ...seu ateu, vale muito andar a expressar condolências! Em França estão a colher o que semearam. E se em Portugal não existisse Fátima já tinha acontecido o mesmo.

Destaques V+