Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Todos os ministros das Finanças desde 2000 chamados à comissão de inquérito à Caixa

14 jul, 2016 - 20:29

Partidos entregaram requerimentos para a comissão de inquérito parlamentar ao banco estatal.

A+ / A-

Dos ministros das Finanças, aos presidentes e administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o PSD quer ouvir um conjunto de 43 personalidades na comissão de inquérito ao banco estatal.

Os requerimentos do grupo parlamentar social-democrata, apresentados esta quinta-feira, pedem a audição de todos os ministros das Finanças dos últimos 16 anos.

“A tutela da Caixa esteve sempre nos ministros das Finanças, por isso, não excluímos nenhum ministro das Finanças do ano 2000 até à actualidade. É a eles que compete, em primeira instância, responder pela gestão e administrações da Caixa Geral de Depósitos”, explicou Hugo Soares, coordenador do PSD na comissão parlamentar de inquérito.

Sendo assim, o PSD chama ao parlamento os ex-ministros Guilherme de Oliveira Martins, Manuela Ferreira Leite, Bagão Félix, Campos e Cunha, Teixeira dos Santos, Vítor Gaspar, Maria Luís Albuquerque e Mário Centeno.

São também chamados pelos sociais-democratas vários ex-presidente da CGD, administradores executivos da entidade, membros das direcções centrais do banco e auditores externos, por exemplo.

Do banco central, o PSD quer ouvir, para além do governador, os vice-governadores Pedro Duarte Neves e José Berberan Ramalho bem como o antigo governador Vítor Constâncio.

Os requerimentos do PSD incluem ainda um pedido de auditoria externa e independente para avaliar as necessidades de recapitalização da CGD, adiantou o deputado.

O Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS-PP também querem ouvir todos os governadores e ministros das Finanças desde 2000.

O PS quer ouvir os antigos ministros das Finanças Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque na comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD). Os socialistas solicitaram também documentos à Caixa, ao Governo e ao Banco de Portugal (BdP).

A comissão de inquérito à Caixa, potestativa e pedida por deputados de PSD e CDS-PP, reúne-se na sexta-feira no parlamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manel
    15 jul, 2016 AVEIRO 22:57
    deveriam era chamar alguns gerentes por exemplo o gerente de Santa Maria da Feira boa peça Caixa Geral de Depositos
  • Tudo ao molho
    14 jul, 2016 Lx 21:35
    E fé nos PSDs...O que interessa é chicanar para que os nossos se safem!...

Destaques V+