Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O BES morreu (mesmo) esta quinta-feira​

14 jul, 2016 - 18:43

Perdeu a licença bancária. Próximo passo: liquidação judicial.

A+ / A-

Veja também:


A licença bancária do Banco Espírito Santo (BES) foi revogada pelo Banco Central Europeu (BCE), entrando agora em liquidação, disse esta quinta-feira o Banco de Portugal.

"O Banco Central Europeu revogou a autorização do Banco Espírito Santo, S.A. (BES) para o exercício da actividade de instituição de crédito. A decisão de revogação da autorização do BES implicará a dissolução e a entrada em liquidação do banco", lê-se no comunicado do Banco de Portugal.

Com esta revogação, o Banco de Portugal vai agora "requerer, nos termos da lei, junto do tribunal competente, o início da liquidação judicial do BES".

O comunicado termina com uma nota de agradecimento do governador do Banco de Portugal ao Conselho de Administração do BES, liderado por Luís Máximo dos Santos – que recentemente também tomou posse como administrador do Banco de Portugal –, referindo a "grande dedicação e competência demonstradas no exercício das suas funções, em condições pioneiras e particularmente complexas".

A revogação da licença para a actividade bancária do BES, a entidade que ficou com os chamados “activos tóxicos” do banco da família Espírito Santo, já era esperada acontecer até 3 de Agosto, quando passam dois anos desde a resolução do banco.

Apesar de até agora o BES ainda ter licença, este já não podia realizar as actividades tradicionais de um banco, nomeadamente receber depósitos e conceder crédito.

O BES fechou o ano de 2015 com prejuízos de 2,6 mil milhões de euros, sendo que a maior parte desses se deveu à decisão de Dezembro passado do banco central de passar do Novo Banco para o BES cinco emissões de dívida não subordinada (sénior) no total de 2,2 mil milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+