Tempo
|
A+ / A-

Marcelo: "Rezámos muitos terços. Ainda vou a Fátima por conta disso"

11 jul, 2016 - 16:58

Presidente da República pondera ir a Fátima devido à vitória da Selecção Nacional no europeu de futebol.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que pondera ir a Fátima por conta da vitória da Selecção Nacional no europeu de futebol, destacando a resistência dos jogadores que "aguentaram de uma forma quase sobre-humana".

Em declarações a um pequeno grupo de jornalistas, no Palácio de Belém, no final da cerimónia de recepção à Selecção Nacional, que domingo venceu o campeonato europeu de futebol, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu-se como "um homem de fé" e confessou que rezou muitos terços, tal como o seleccionador Fernando Santos.

"Rezámos muito terços. Ele e eu [Fernando Santos]. Muitos. Ainda vou a Fátima por conta disso", admitiu.

O Presidente da República considera que esta vitória é "fruto de muito trabalho, de muito mérito, do presidente da Federação, da equipa federativa, do grande treinador que é Fernando Santos, contra tudo e contra todos", destacando que os jogadores "aguentaram de uma forma quase sobre-humana".

"O que Portugal teve superior aos outros, além do talento e do génio de vários jogadores, foi o espírito de equipa e a resistência. Eu nunca pensei que, jogando tantos prolongamentos, chegando a penáltis e portanto jogando mais tempo do que as outras equipas, com intervalos por vezes muito curtos, que aguentam-se tanto", afirmou.

Os campeões europeus estiveram cerca de uma hora nesta cerimónia, na qual receberam os alvarás de concessão das condecorações, ouviram os discursos do Presidente da República e do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e foram aplaudidos pelos milhares de pessoas que aguardavam na Praça Afonso de Albuquerque, em frente ao palácio.

A selecção assomou-se, juntamente com o Presidente da República, à varanda dos jardins do Palácio de Belém com vista para a praça, da qual ouviram o hino tocado pela banda da GNR.

Não só os jogadores, mas também Marcelo levantou e pegou na taça, enquanto as pessoas concentradas na praça cantavam e gritavam pelo nome de Portugal e dos seus heróis nacionais, que traziam cachecóis a dizer "Campeões Europeus".

Depois, os jogadores voltaram a cruzar os jardins do Palácio de Belém para regressar aos dois autocarros panorâmicos que transportavam toda a equipa, com as cores da Selecção Nacional, onde se lia a palavra "Campeões", e aí muitos dos funcionários presentes pediram autógrafos e tiraram fotografias com os seus ídolos.

Nas despedidas, Marcelo deu um forte abraço a Cristiano Ronaldo e sussurrou-lhe ao ouvido palavras que apenas os dois sabem quais foram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 27 jul, 2016 18:42
    É bom que o futebol ande por aí, com a bandeira nacional, mas há coisas muito mais importantes que não têm a mesma honra!
  • Vera
    12 jul, 2016 Palmela 23:42
    Ganhámos com inteligência! parabéns ao Ronaldo, ao Éder, ao Rui Patrício e restantes jogadores! e ao Sr. treinador Fernando Santos. Obrigada a todos vós, por esta nossa vitória!
  • Antonio Santos Costa
    12 jul, 2016 Lamego 12:55
    Sr.Eng Fernando Santos, PARABENS, pela sua grande humildade, coragem e sabedoria, na hora da vitoria, sempre o mesmo, "feliz, mas Humilde", nao esquecendo em primeiro lugar, como cristao, dar Louvores a N.Senhora e a Jesus Cristo, Seu Filho.Grande Homem. Eu, um simples Portugues, a milhares de kilometros da minha Patria Amada,estando no pais mulcumano maior do mundo, tambem rezei nessa manha de dia 11, no Santuario de N.S. de Lurdes,(um dos mais lindos do mundo, mas simples) este na Asia, nao em Franca, a pedir protecao, forca,uniao e humildade `a nossa Selecao e ao seu orientador, sabedoria e coragem para que conseguissem alcancar o seu objectivo final, a Vitoria. Claro, o jogo aqui na TV teve inicio `as 2 da manha de segunda-feira.....,mas houve festa no final com um porto tao saboroso, pois quanto mais longe, mais sabor tem. Estar no estrangeiro viver e sentir estes momentos de Gloria da nossa Seleccao, `e algo inexplicavel. Obrigado, meu Deus e N.S. de Lurdes, pela preces ouvidas de milhoes de Portugueses. A todos e `a Radio Renascenca, o meu bem haja Viva Portugal Ps-as minhas desculpas pela por falta de acentuacao.
  • Maria
    11 jul, 2016 Lisboa 23:42
    Já somos três!.....Tambem estive sempre a rezar o Terço durante o jogo. Também tenho que ir pessoalmente a Fátima agradecer a Nossa Senhora! Bendito seja Deus por ouvir as nossas preces! Desejo muita Paz, muitas felicidades, e muita saúde, e muitas bênçãos de Deus, a todos os Portugueses, que vivem em Portugal, e aos que estão a viver pelo resto do mundo. Bem -Hajam!!!
  • Miguel Botelho
    11 jul, 2016 Lisboa 22:36
    Que reze muitos terços e muitas avés marias, Sr. Presidente, pois é a sua principal função como chefe de estado. Que reze pela glória dos novos comendadores!
  • coveiro
    11 jul, 2016 antrim 22:25
    pois que vá a pé, só faz bem, pior que está nao fica
  • rosinda
    11 jul, 2016 palmela 20:17
    a força area tem familia e amigos que neste momento estao sofrer!
  • rosinda
    11 jul, 2016 palmela 20:15
    acho que sim o presidente deve ir a fatima !Aproveitar e rezar por por aqueles que hoje perderam hoje a vida na base aerea do montijo.Para alem destes herois prestarem serviço a naçao ainda servem para transportar o presidente da republica para jogos de futebol.
  • Beato Nuno
    11 jul, 2016 Convento 18:35
    Minha Nossa Senhora, voltámos aos 3 F's, Fátima, Fado, Futebol! Só no 3º mundo, quem nos acode?
  • VICTOR MARQUES
    11 jul, 2016 Matosinhos 18:01
    Não acredito que a Nossa Senhora de Fátima goste de futebol e que, neste caso, só atendeu as nossas súplicas pelos nossos "bonitos olhos". Os das outras selecções certamente também rezaram. Deixai a santa em paz! Merecemos ganhar e é quanto basta. Parabéns!

Destaques V+