Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Duas contas para ajustar com França. Reveja os jogos de 1984 e 2000

08 jul, 2016 - 13:15

França já afastou Portugal por duas vezes, em meias-finais de europeus. E sempre no prolongamento. Foi em 84 e em 2000.

A+ / A-


Havia talento - e talentos - naquela selecção de 1984, mas talvez faltasse à equipa alguma experiência e o hábito de ganhar.

Na verdade, na meia-final de Marselha do Euro 84 Portugal esteve muito próximo de vencer. A França marcou cedo (24 minutos), mas Portugal empatou aos 74, por Jordão, e a partida foi para prolongamento.

Aí, Jordão voltou a marcar e quando se impunha reter a bola, roubando-a aos franceses, e fazer baixar o ritmo de jogo, Portugal foi recuando, recuando, tentando defender a vitória e, a partir dos 114 minutos, o empate que levaria à decisão por penaltis.

Depois, França também tinha um génio em campo - Michel Platini - que marcou o golo da vitória francesa.


Portugal falhou o Mundial 98 e, assim, mais importante se revelava a presença no Mundial 2000.

A "geração de ouro" - os meninos campeões do mundo de juniores com Carlos Queirós - destacavam-se na convocatória de Humberto Coelho: Luís Figo, Jorge Costa, Paulo Sousa, João Vieira Pinto, Abel Xavier, Rui Costa...

Ao contrário do jogo de 84, esta meia-final jogada em Bruxelas até começou bem para Portugal, com um golo de Nuno Gomes, logo aos 19 minutos.

Na segunda parte, logo a abrir, os campeões do mundo marcaram, por Thierry Henry e os jogos assim chegou aos 90 minutos.

No prolongamento, já perto do fim, quando se adivinhava a decisão por penaltis, Abel Xavier meteu a mão à bola, na grande área.

O stress e a frustração cegam e houve confusão "á portuguesa", junto do árbitro. Abel Xavier, Paulo Bento e Nuno Gomes acabariam por ser castigados pela UEFA. E, claro, Zidane marcou o penalti.


Veja também:


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+