Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrevista

Pacheco Pereira: "Estamos encurralados" e Passos Coelho quer sanções

07 jul, 2016 - 15:38 • Pedro Mesquita

"Há pessoas em Portugal que querem sanções, que precisam das sanções da União Europeia, do ponto de vista político", diz o social-democrata.

A+ / A-

José Pacheco Pereira entende que Portugal está encurralado. Por força do domínio de Bruxelas (da chamada "Europa") face à governação dos estados e, no caso português, também pela fragilidade da solução governativa e do modo com a poderosa "Europa" a encara.

O conhecido comentador, antigo deputado e dirigente do PSD, diz que se a herança de Sócrates foi a bancarrota, a de Passos Coelho é a dos problemas escondidos debaixo do tapete.

Afinal, em que estado está a nação?

Portugal está metido numa situação muito complicada. Em primeiro lugar, não são verdadeiramente os portugueses que governam e, portanto, as decisões que podiam ser tomadas em função do interesse nacional e de uma política de desenvolvimento estão, neste momento, completamente bloqueadas pelo tratado orçamental e pelas chamadas regras europeias. Estamos, de facto, encurralados num certo sentido.

Podemos dizer que estamos encurralados, por um lado, por Bruxelas, que nos ameaça com sanções, e, por outro lado, pelo Bloco e pelo PCP, que também limitam a acção do governo?

Não sei bem se se pode colocar as duas coisas no mesmo plano, porque são de natureza distinta. O que se passa hoje é que a fragilidade desta solução governativa não é interna, ou seja, apesar de tudo, os entendimentos entre o PCP, o Bloco de Esquerda e o PS têm condições para criar uma certa estabilidade, algo que não dá nenhuma estabilidade a chamada Europa.

O problema não é saber se o défice fica 0,1 acima ou 0,1 abaixo, não. É mesmo um problema político. Num certo sentido, a Maria Luís Albuquerque tem razão, quando diz que, se ela fosse ministra, isto não acontecia. É uma razão perversa, mas tem razão. Ao governo anterior tudo foi perdoado, a este governo nada será perdoado. E os partidos, principalmente os partidos do PPE, que viraram muito à direita nos últimos anos, são agora defensores dessa política. Há pessoas em Portugal que querem sanções, que precisam das sanções da União Europeia, do ponto de vista político.

Está a pensar no PSD?

Estou a falar, por exemplo, do PSD. Declarações como as que tem feito Pedro Passos Coelho ou Maria Luís Albuquerque são, objectivamente, declarações de quem acha que, sendo as sanções derivadas da situação de 2015, há a tentativa de as transformar em sanções sobre a política de 2016, o que, na verdade, é completamente ilegal, sob o ponto de vista das regras europeias.

E surge, agora, a Caixa Geral de Depósitos...

É mais um exemplo do que estava debaixo do tapete. Enquanto que a herança do governo de Sócrates foi a banca rota, que, objectivamente, existiu, a herança do governo de Passos Coelho, para além de não ter resolvido nenhum problema estrutural do país, vai ser, a prazo, ver como o processo de privatizações levanta muitos problemas e é também a situação calamitosa em que se encontra o sistema financeiro. Caiu tudo em cima deste Governo. Antes, foi escondido. Foi deliberadamente escondido para efeitos eleitorais.

Também a questão da Caixa?

Também, como é óbvio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel Ventura
    14 jul, 2016 Lisboa 15:46
    Uma análise real e verídica! O BE e o PCP não são o problema do país! O problema do país são os nazis que mandam na Alemanha mas a direita e os governos colaboracionistas que, apesar dos fracassos da sua política austeritária, forçam e chantageiam os países para a continuarem!
  • Pescador
    14 jul, 2016 Paredes 11:33
    Sr Pacheco Pereira, quem o viu e quem o vê..... diria que muda como o vento de opinião, ou melhor, conforme o vento.......Está irreconhecível..... de roupa proletária mudou para roupinha capitalista .... que é o que está a dar. Convido-o a vestir um fato , mas macaco, ou seja de trabalho, que foi coisa que nunca soube que fazia..... Tem um microfone e um palco nos média, que é pago, pois se não fosse não iria lá, claro que quem paga manda e obedece quem deve.... que deve ser o que tem feito até aqui... ou seja um pau mandado Tenho pena de si... pois nunca soube o que ter de trabalhar de sol a sol para pagar a pessoas como o senhor e esses politiqueiros baratos que por aí andam e que não param de aumentar.... Tenha vergonha do presente e volte ao passado... ás suas teorias MAOISTAS... mas se é isso tão bom ..... via lá e leve consigo a geringonça e as meninas... ou não gosta delas??
  • Serafim Pinto Olivei
    13 jul, 2016 S.João da Madeira 13:49
    Sr.Pacheco Pereira, o governo anterior também não esteve "encurralado?" e o Senhor desculpou-o? E o que diz sobre o exagerado futebol/PR.PM!!!
  • Vasco
    11 jul, 2016 Viseu 12:23
    Enquanto o amaldiçoado MURO esteve de pé não houve problemas na UE, a taxa desemprego era irrisória, os Bancos funcionavam em pleno, do FMI ninguém falava, agências de rating quase ninguém sabia o que eram, os Países tinham as sua dívidas controladas, não havia cortes salariais e aumentos de impostos , não havia como atualmente há, muita gente na miséria e a passar fome, etc. etc. Agora que demoliram a parede em apreço todos estes problemas e constrangimentos surgiram e não se vislumbram melhorais, bem pelo contrário vamos de mal e pior. As pessoas que meditem, que se recordem e que ponderem bem se seria melhor ou não reconstruir o dito cujo enquanto há tempo!
  • Eborense
    09 jul, 2016 Évora 16:26
    O Sócrates também ganhava sempre os debates na Assembleia da República e de vitória em vitória até ao pedido de resgate foi um instante. E agora vai suceder o mesmo.
  • Esslss
    09 jul, 2016 Porto 09:38
    Uma vez o excelentissimo sr. Dr. Pacheco pereira diz aquilo que pensa , mas esconde Daquilo que gosta , PS .
  • viva o xuxialismo
    08 jul, 2016 Santarém 23:14
    Aqui está mais um a juntar à geringonça e comparo esta gente ao cão que ladra mas vai sempre recuando, quando estão na oposição têm soluções e autoridade para tudo uma vez no Poder só encontram entraves, pergunto então porque razão não se livram de quem se dizem vítimas; o Stipras tinha a mesma conversa, acabou cachorro manso e de sorriso aberto, os britânicos agora votaram na retirada do único pé que mantinham na UE mas estou convencido olhando aos desertores que já aparecem em Londres que acabarão por ficar também para espanto de todos nós e por cá continua-se a ladrar da mesma forma, ou mostram o que apregoam valer ou então não valem nada! Este senhor é mais um politico desavindo e inseguro sedento de Poder à boa maneira do Costa.
  • amorabeg
    08 jul, 2016 Gondomar 18:29
    Gostaria que os personagens e os comentadores deste artigo fossem mais Patriotas e não ajuizem tempestades antes de elas aconterem, pois parece-me estarem a dar razão ao bandido...; respeitemo-nos.
  • helena antunes
    08 jul, 2016 lisboa 15:08
    Sem dúvida, caiu tudo em cima deste governo. É a Europa que temos e os seus aliados internos.
  • mariavpardal@gmail.c
    08 jul, 2016 lisboa 13:01
    Este senhor devia estar no bloco de esquerda, pois está sempre a dizer mal do psd, mude dr . Pacheco Pereira! !!

Destaques V+