Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas confirma incumprimento. Sanções nas mãos dos ministros das Finanças

07 jul, 2016 - 15:04

Se o Ecofin discordar da avaliação da Comissão, o processo termina sem sanções. Se, por outro lado, os ministros aprovarem o incumprimento, o executivo comunitário será mandatado a propor sanções.

A+ / A-

Veja também:


A Comissão Europeia abriu, esta quinta-feira, procedimentos sancionatórios contra Portugal e Espanha por incumprimento da meta do défice em 2015. Apesar de abrir portas à aplicação de sanções, a decisão está do lado dos ministros das Finanças da União Europeia, que se reúnem na próxima terça-feira.

Bruxelas reconhece que houve um reforço de consolidação das contas públicas, mas também uma ausência de medidas eficazes, por parte de Lisboa e de Madrid, para corrigir o défice excessivo.

"Portugal não corrigiu o seu défice excessivo dentro do prazo estabelecido (2015) e Espanha não deverá provavelmente corrigir o seu défice excessivo dentro do prazo estabelecido (2016)", metas definidas pelo Conselho em 2013, pelo que "a Comissão proporá uma nova trajectória de ajustamento orçamental para cada país, numa fase posterior", refere o colégio de comissários, em nota enviada às redacções.

Bruxelas confirma, assim, que Espanha e Portugal não irão corrigir os seus défices excessivos no prazo recomendado.

Serão agora os ministros das Finanças dos 28 (Ecofin) a pronunciar-se, na reunião da próxima terça-feira, sobre a avaliação do executivo comunitário, conhecida esta quinta-feira.

Além das sanções, Portugal e Espanha arriscam-se a ver suspensos os fundos comunitários, se não conseguirem provar que o incumprimento da meta do défice se deveu a “circunstâncias excepcionais”.

Relativamente a Portugal, a Comissão aponta que o défice nominal "diminuiu de 11,2% do PIB em 2010 para 4,4% em 2015, ao passo que a meta recomendada para 2015 era de 2,5% do PIB". "O esforço orçamental estrutural acumulado durante o período 2013-2015 estima-se em 1,1% do PIB, o que é significativamente inferior aos 2,5% do PIB recomendados pelo Conselho", prossegue, acrescentando que, "após ter atingido um ponto culminante de 130,2% do PIB em 2014, a dívida pública continuava a ser elevada, situando-se em 129,0% do PIB em 2015".

Multa, atenuantes ou perdão

Se os ministros das Finanças concordarem com a avaliação do colégio de comissários, a Comissão tem de apresentar, “no prazo de 20 dias, uma proposta de multa a aplicar".

"No que diz respeito à multa, em particular, a Comissão pode recomendar ao Conselho de Ministros das Finanças a redução do seu montante ou até o cancelamento total – quer invocando circunstâncias económicas excepcionais, quer na sequência de um pedido fundamentado apresentado pelo Estado-membro em causa, que deve ser dirigido à Comissão no prazo de 10 dias a contar da adopção pelo Conselho da sua decisão", explica o executivo comunitário.

As garantias que Lisboa for capaz de dar quanto à trajectória das contas públicas portuguesas serão decisivas para levar a Comissão a optar por sanções menos penalizadoras.

Mas o Ecofin (no qual participa o ministro português Mário Centeno) pode também rejeitar, por maioria qualificada, a avaliação dos comissários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • norton zig
    07 jul, 2016 lx 22:02
    Um governo de gulosos que querem poleiro só podia dar em porcaria e levar isto tudo para o lixo. Uma lástima
  • Jaime Neves
    07 jul, 2016 Lisboa 16:15
    Acho que é melhor perdermos a final do Euro, seja com a França, seja com a Alemanha, porque se não as sanções vão ser pesadas!
  • tuga
    07 jul, 2016 lisboa 15:46
    Fora dessa ditadura imposta pelo Império Franco/Alemão!! Bastaram 50 anos de ditadura, estamos fartos de sustentar agiotas!! Foi uma traição a Portugal e ao povo português colocar-nos nas mãos desse império dominado pela grande finança mundial, quem cometeu a meu ver essa traição deveriam ser todos julgados.
  • Carlos
    07 jul, 2016 Cascais 15:37
    O Sr. Passos Coelho deve ter feito um excelente trabalho sim senhor. Com tanta medida de austeridade, onde meteu ele o dinheiro? Será que fomos todos roubados?! Palhaçada!
  • maria
    07 jul, 2016 Lx 15:36
    Esta notícia é ridícula: "Bruxelas confirma incumprimento"?, isto já toda a UE sabe há muito tempo.
  • santos
    07 jul, 2016 anadia 15:36
    acho que devíamos seguir o caminho dos ingleses fora da comunidade não acho justo estar a penalizar Portugal quando outras potencias mais fortes economicamente falando também já falharam e não foram penalizadas

Destaques V+