Tempo
|
A+ / A-

Justin Trudeau: De primeiro-ministro a capa da Marvel

04 jul, 2016 - 18:36

Na capa de uma revista de BD, Trudeau aparece rodeado de Puck, Aurora e Sasquatch, equipa de super-heróis canadianos, conhecidos como os Alpha Fight. Em segundo plano surge o Homem de Ferro.

A+ / A-

O primeiro-ministro canadiano volta a ser capa de revista. Até aqui nada fora do normal, não fosse a capa pertencer à conhecida editora de banda desenhada Marvel. Justin Trudeau surgirá em formato de desenho numa reprodução de um combate de boxe do qual fez parte em 2012.

Porteiro de discoteca, instrutor de esqui, professor, actor de uma mini série, deputado e agora primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau é um homem dos sete ofícios.

A edição vai para as bancas no dia 31 de Agosto e inspira-se num combate de boxe com fins solidários que Trudeau protagonizou em 2012 com o deputado conservador Patrick Brazeau.

O actual primeiro-ministro canadiano venceu e a capa da Marvel que sairá no final de Agosto, reproduz o aspecto de Trudeau nesse dia: calções desportivos curtos, camisola de alças com a bandeira canadiana estampada, luvas de boxe vermelhas e um corvo tatuado no ombro.

Trudeau aparece rodeado de Puck, Aurora e Sasquatch, equipa de super-heróis canadianos, conhecidos como os Alpha Fight. Em segundo plano surge o Homem de Ferro.

Em declarações ao “El País”, Ramón Pérez, desenhador da capa da Marvel, refere que Justin Trudeau “é um primeiro-ministro destemido, jovem, com muitos fãs e muito sociável com os meios de comunicação. A ideia de desenhar o Justin Trudeau como boxista obedece aos rasgos da sua personalidade, com o objectivo de reflectir a sua frescura que escapa ao convencional”.

Ramón Pérez explica ainda que a Marvel pediu um desenho de Trudeau baseado no político tradicional, mas o artista sabia que deveria fazer algo de diferente e aí surgiu a ideia de reproduzir o combate de boxe: “Aceitaram a minha proposta, ainda que no início duvidassem e me tenham perguntado se não era melhor vesti-lo com roupas mais largas.”

Em declarações ao jornal “The Canadian Press”, o desenhador Chip Zdarsky afirma que a Marvel pediu um guião com super-heróis oriundos do Canadá. Nesse momento surgiu a ideia de incluir Trudeau na história porque o líder canadiano “está actualmente muito associado à cultura popular canadiana, logo atrás do rapper Drake”.

Thierry Giasson, especialista em comunicação política na Universidade Laval, do Quebeque, comenta que o perfil de Trudeau está vinculado ao uso das novas tecnologias e inclusive o primeiro-ministro declarou-se um seguidor da ficção científica. O especialista refere ainda que Trudeau, a par de outras personalidades políticas, tem chamado a atenção noutras esferas para além da política e que a publicação não deverá acarretar problemas para o líder canadiano.

Esta não é a primeira vez que um político canadiano figura ao lado de super-heróis. Pierre Elliot Trudeau, antigo primeiro-ministro do Canadá e pai de Justin Trudeau, foi a principal figura de um número da revista “Uncanny X-Men”.

Também nos Estados Unidos da América, os políticos assumem figura principal junto dos desenhos animados. Franklin D. Roosevelt ofereceu um escudo ao Capitão América, Kennedy e Reagan contracenaram com o Super-Homem e Obama protagonizou uma história com o Homem-Aranha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Many
    04 jul, 2016 Algarve 21:43
    Conheci pessoalmente o pai dele Pierre Eliot Trudeau, Grande politico, amigo dos Portugueses, dele nada sei.

Destaques V+