Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD quer ouvir governador, ministro e presidente da Caixa antes das férias

05 jul, 2016 - 20:45

Os "últimos dias têm adensado" várias "dúvidas" em torno da "real situação da Caixa" Geral de Depósitos, afirma o líder parlamentar social-democrata.

A+ / A-

O PSD anunciou hoje que quer ouvir até final de Julho, na comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD), o governador do Banco de Portugal (BdP), o ministro das Finanças e o presidente executivo do banco.

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, revelou hoje aos jornalistas no parlamento que o partido vai pedir que as audições do governador Carlos Costa, do ministro Mário Centeno e do presidente executivo da CGD José de Matos - que anunciou recentemente a sua demissão - e estas devem suceder até final deste mês, transitando da comissão parlamentar de Orçamento e Finanças (onde todos têm audição marcada) para a comissão de inquérito à CGD, que será hoje constituída.

"Entendemos que há todas as condições para, ainda até ao final desta sessão legislativa, os trabalhos da comissão poderem iniciar-se com a audição do presidente executivo da CGD, hoje demissionário, do ministro das Finanças e do governador do BdP", declarou o líder parlamentar do PSD.

Para Montenegro, os "últimos dias têm adensado" várias "dúvidas" em torno da "real situação da Caixa e daquelas que são as intenções para uma reestruturação" da entidade.

A notícia da demissão do conselho de administração do banco e uma outra sobre uma redução de 2.500 trabalhadores, surgida após um encontro do Governo com representantes dos funcionários, foram elencadas pelo social-democrata para sustentar que o executivo deve apresentar "transparência e clareza" nos esclarecimentos sobre a CGD.

A comissão de inquérito, imposta potestativamente por PSD e CDS-PP, toma hoje posse pelas na Assembleia da República e será presidida pelo deputado social-democrata José Matos Correia.

A comissão de inquérito vai debruçar-se sobre a gestão do banco público desde o ano 2000 e abordará o processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, actualmente em negociação com Bruxelas.

A actual sessão legislativa está prevista para terminar a 29 de julho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MD
    06 jul, 2016 Porto 18:18
    Lamento muito ler comentários tudo à esquerda em relação a esta situação da CGD, acho que o povo português tem memoria curta, devem se esquecer que foram atribuídos empréstimos megalómanos para investimentos privados, cedidos nessa altura pelo Sr Armando Vara, esquecem se que determinado politico intitulado como a ''mudança'' para o progresso de portugal, contraiu empréstimos na CGD para supostamente estudar no estrangeiro, no qual lhe foi cedido como é óbvio, esquecem se é que este buraco já não existe só á 4 anos atrás, esquecem se que existiu uma almofada orçamental de 32 milhões que em dois meses desapareceu...memoria muito curta, é facil criticar quem lá passou, só sei que bons tempos não nos esperam com políticos como estes que nem sequer foram eleitos pelo povo. Parem e pensem
  • Maus comportamentos
    06 jul, 2016 Santarem 15:57
    Habituados ao deixar passar ou encobrimento chegámos a um crucial que existe lá um buraco de um tamanho gigantesco que afeta os depositantes . Apuramento de responsabilidades é uma exigência pela qual os culpados têm que responder. Ninguém pode virar a cara a esta situação e muito menos os políticos que ocupam cargos nesta instituição pública. A política a qualquer preço , a qual temos conhecimento através da comunicação social é lamentável .Espera-se que a situação seja revertida e não se voltem mais a verificar casos com o este que envergonham o país tanto cá como estrangeiro.
  • Buraco sem culpados?
    06 jul, 2016 Alcanena 15:12
    Depois desta vergonha da CGD psd/cds esperamos que nunca mais voltem. As recordações são as piores como por exemplo os cortes aos reformados. Falam falam mas conclusões baseiam-se apenas em protagonismo e numa propaganda confusa , sem intesse que não serve os interesses dos portugueses ,mas os dos alimões.
  • os PSDs
    06 jul, 2016 lis 08:34
    E a chicana politica! É a politica do quanto pior melhor! Esta gentalha coloca a partidarite acima dos interesses do país! Com toda a hipocrisia querem fazer-se de cordeirinhos e comportam-se como lobos enraivezidos! É o vale tudo para tomarem o poder custe o que custar! O país que se lixe!...
  • paulo
    06 jul, 2016 vfxira 08:30
    Agora querem protagonismo,estiveram 4 ANOS no governo,não quiseram saber de nada,apenas cortes,vendas de património a privados,auxilio de milhões a privados,despedimentos,cortes em regalias,em dias,em feriados etc,sempre contra ao povo,e gavavam-se de serem os meninos bem comportados do ministro da economia alemão,e até diziam que tinham os cofres cheios!.......Mentiram desde o principio na campanha eleitoral,para ganharem votos e continuam a mentir agora na oposição,deve estar na sua génese.A bem de Portugal oxalá que nunca mais voltem a ser governo,com estes intervenientes e estas politicas que fariam corar de vergonha Sá Carneiro.
  • Ferias
    06 jul, 2016 sul 06:57
    Quais ferias . Deviam era ir apanhar o mato das florestas
  • Rui Cunha
    05 jul, 2016 Queluz 22:06
    O psd é uma vergonha.

Destaques V+