Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fórum para a Competitividade alerta para estado das contas públicas

04 jul, 2016 - 19:47

Boa execução orçamental deve-se a atraso no reembolso do IRS e ao adiamento dos pagamentos a fornecedores, afirma a associação.

A+ / A-

O Fórum para a Competitividade está preocupado com a redução da poupança das famílias, o atraso no reembolso do IRS e o adiamento dos pagamentos a fornecedores. Para o organismo liderado por Ferraz da Costa, é por isso que as contas públicas apresentam bons resultados.

Numa nota de conjuntura para o 2º semestre deste ano, o Fórum para a Competitividade refere que as famílias ainda não terão interiorizado que o país está relativamente mais pobre. E têm reduzido a poupança para manterem o nível de consumo.

Segundo os dados do Fórum, entre 1995 e 2001, a taxa média de poupança das famílias era de 10%. Mas tem vindo a cair progressivamente e atingiu um novo mínimo de 3,5% no primeiro trimestre deste ano.

Em relação às contas do Estado, a associação afirma que no segundo semestre do ano "tudo será mais difícil, com a descida do IVA na restauração, a reposição de remunerações na função pública e a semana de trabalho de 35 horas.

Por isso, considera que o Executivo devia suster algumas destas medidas para garantir que Portugal não corre o risco de sofrer sanções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    05 jul, 2016 Coimbra 18:09
    Isto é um déjà vu socrático...mas tem que ser o Costa a pedir novo resgate! Este povo de facto não aprende nada!
  • este boquinhas
    05 jul, 2016 lx 13:11
    é mais um para a teoria da conspiração! Será que ele ainda não recebeu o seu reembolso de IRS?...ih! ih! ih! Estes metralhas tudo fazem para desestabilizar a governação actual! Quando lá estava o farsola do Passos e o seu irrevogavel acólito, admitiam tudo, nem piavam!...

Destaques V+