Tempo
|
A+ / A-

Duas explosões fazem mais de 70 mortos no Iraque

03 jul, 2016 - 09:30

Dois atentados à bomba em zonas comerciais de Bagdade fizeram ainda mais de cem feridos. O Estado Islâmico já reivindicou um dos ataques.

A+ / A-

Mais de 70 mortos e mais de cem feridos é o resultado de duas explosões em zonas comerciais bastante movimentadas de Bagdade, no Iraque. Os números são avançados por fontes hospitalares e policiais à estação televisiva Al-Jazeera.

O rebentamento das bombas ocorreu nas primeiras horas de domingo, perto do fim do Ramadão, quando as ruas estavam cheias de jovens e as famílias saíram à rua depois da início da noite.

A maior parte das vítimas ocorreu durante o primeiro ataque, depois de um carro ter explodido em Karada, no centro de Bagdade.

Algumas fontes disseram à Al-Jazeera que pelo menos 79 morreram e 132 estão feridos.

Um pouco depois, um explosivo artesanal rebentou na zona este de Bagdade, sendo que os relatos no local falam de cinco mortos e 16 feridos.

O Estado Islâmico já reclamou a responsabilidade do atentado em Karada, numa declaração publicada online, de acordo com o SITE Intelligence Group, um serviço de monitorização ligado aos Estados Unidos da América.

A segunda explosão ainda não foi reivindicada.

Apesar das notícias que dão conta de que o Estado Islâmico tem perdido força no terreno, a verdade é que a capacidade para lançar este tipo de ataque se mantêm intactos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 03 jul, 2016 Alverca 12:30
    Mais uma obra de arte do Ocidente ! não temos lideres Mundiais !!!
  • sergio
    03 jul, 2016 s.paulo 10:57
    Trata-se de uma situação intolerável e desastrosa que se vive naquela região.
  • paulo
    03 jul, 2016 vfx 09:56
    O negócio da guerra!....ganham milhares de milhões na venda de armamento.

Destaques V+