Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mãe de aluno morto em praxe absolvida de difamação

01 jul, 2016 - 16:48

A juíza considerou que a arguida não teve intenção de ofender ninguém e apenas se limitou a expressar aquilo que era a sua convicção.

A+ / A-

Foi absolvida do crime de difamação a mãe de um jovem que morreu na sequência de agressões durante uma praxe, na tuna da Universidade Lusíada de Famalicão, em 2001.

Maria de Fátima Macedo sentou-se no banco dos réus por nomear, em entrevistas à comunicação social, os suspeitos da morte do filho.

De acordo com o jornal “Público”, a juíza considerou que a arguida não teve intenção de ofender e apenas se limitou a expressar aquilo que era a sua convicção, com base do que conhecia do processo-crime à morte do filho, que acabou por ser arquivado.

No início do julgamento, em Maio deste ano, Maria de Fátima Macedo declarou que nunca pretendeu “difamar ninguém nem ofender a honra fosse de quem fosse”.

"Falei naqueles nomes porque eram os que constavam do processo-crime e o que pretendia ao dar as entrevistas era não deixar cair o assunto no esquecimento e saber quem matou o meu filho", explicou à magistrada do Tribunal da Maia, no distrito do Porto.

A queixa de difamação foi apresentada por Olavo Almeida, um tuno agora com 39 anos, que alegou estar "saturado" de o seu nome ser "sistematicamente" falado na comunicação social sempre que acontecem episódios trágicos nas praxes académicas.

Em 2001, o filho da arguida, aluno da Universidade Lusíada de Famalicão, morreu na sequência de uma praxe, tendo o tribunal considerado provado, apenas em 2009, que a causa da morte foi uma pancada na nuca com uma revista e condenado a universidade a pagar à mãe uma indemnização de 90 mil euros.

Contudo, os culpados directos nunca foram encontrados e o processo-crime foi arquivado por falta de provas em 2004.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AM
    12 set, 2016 14:54
    Mãe, tem todo o direito de expressar a sua dor. É digno!
  • EU
    01 jul, 2016 22:32
    PRAXE=CRIME; TUNA=MÁFIA
  • O Tal
    01 jul, 2016 Por Aí 22:00
    Este Olavo Almeida, devia ter vergonha, devia colocar a cabeça num saco, sempre que sai-se a rua.
  • Tiago
    01 jul, 2016 evora 21:04
    Cá me pareçe que se houvesse uma série CSI à Portuguesa não teria muito sucesso. E este desgraçado ainda vai processar a sra por difamação? se calhar devia era de tar preso.
  • Zé Nabo
    01 jul, 2016 Porto 18:21
    Ainda há bom senso. Agora esse tal de Olavo é que devia olhar por ele abaixo.
  • Manu
    01 jul, 2016 Oeiras 17:48
    Era só o que faltava!
  • Kimkas
    01 jul, 2016 porto 17:29
    A maioria desses "meninos" praxantes são uns cábulas que andam a dar cabo do dinheiro aos pais.Pais que muitas vezes tanto se sacrificam para os trazer a estudar quando deveriam era trabalhar e aprender uma profissão.

Destaques V+