Tempo
|
A+ / A-

CaixaBank reforça posição no BPI

01 jul, 2016 - 21:30

Os espanhóis anunciaram em Abril uma Oferta Pública de Aquisição sobre o banco português, mas a operação está condicionada à eliminação dos limites aos direitos de votos dos accionistas.

A+ / A-

O CaixaBank já tem 45,16% do capital social do BPI, depois das recentes compras de acções quando tem em curso uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o banco português, segundo o comunicado feito ao mercado.

"O CaixaBank adquiriu assim, entre 23 de Junho e 30 de Junho de 2016, 5.117.936 acções do BPI representativas de 0,351% do capital social e 0,353% direitos de voto do BPI", lê-se na informação divulgada através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em que é dito que nessas aquisições o banco espanhol gastou mais de cinco milhões de euros.

O Caixabank detém agora "657.964.542 acções do BPI representativas de 45,16% do capital social e 45,33% direitos de voto", refere a mesma nota.

Já em Maio, o Caixabank tinha reforçado a sua posição no Banco BPI com várias compras no mercado.

A questão é que, apesar de o Caixabank ter quase metade do capital do BPI, os estatutos do BPI estão blindados, pelo que em assembleia-geral não pode votar com mais de 20%.

Ou seja, o Caixabank fica na prática com o mesmo poder da empresa angolana Santoro, segunda maior accionista do BPI, com cerca de 19%.

No início deste ano, o Caixabank e a Santoro tiveram longas negociações sobre a exposição do banco a Angola, onde tem o Banco Fomento Angola (BFA), uma vez que o Banco Central Europeu (BCE) exige que essa seja diminuída.

A operação em Angola é a 'jóia da coroa' do BPI, sendo que no primeiro trimestre contribuiu com 37 milhões de euros para os resultados consolidados, ou seja, 77% do total dos lucros do banco liderado por Fernando Ulrich.

Depois de essas negociações terem sido rompidas sem entendimento, o CaixaBank anunciou em Abril uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o banco português.

O banco espanhol oferece 1,113 euros por acção, mas a operação está condicionada à eliminação dos limites aos direitos de votos dos accionistas.

Entrou em vigor esta sexta-feira o decreto-lei que facilita o fim da limitação de votos, e que foi apelidado por dos Santos de "diploma BPI". Entretanto, já foi marcada uma assembleia-geral de accionistas do BPI precisamente sobre este tema para 22 de Julho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+