Tempo
|
A+ / A-

Francisco volta a apelar à paz no Cáucaso

30 jun, 2016 - 12:42 • Aura Miguel

Antecipando a sua visita à Geórgia e ao Azerbaijão, o Papa falou da necessidade de promover as boas relações entre os estados, numa altura em que continua a existir um conflito entre a Arménia e o Azerbaijão.

A+ / A-

O Papa Francisco renova o apelo à paz e reconciliação no Cáucaso, dias depois de ter voltado da Arménia.

Esta quinta-feira de manhã, durante a audiência jubilar extraordinária, na Praça de São Pedro, no Vaticano, Francisco recordou que esta foi a primeira etapa das suas viagens à região, onde vai regressar no final de Setembro para visitar a Geórgia e o Azerbaijão.

“Daqui a três meses, se Deus quiser, farei outra viagem à Geórgia e ao Azerbaijão, dois outros países da região do Cáucaso. Aceitei o convite para visitar estes países por duas razões: por um lado, para valorizar as antigas raízes cristãs presentes naquelas terras, sempre em espírito de diálogo com outras religiões e culturas; por outro lado, para encorajar esperanças e caminhos de paz.”

“A história ensina-nos que o caminho da paz exige uma grande tenacidade e passos constantes, a começar pelos mais pequenos, fazendo-os crescer, a pouco e pouco, indo ao encontro uns dos outros. Por isso, o meu desejo é que todos e cada um dêem o seu contributo para a paz e reconciliação”, afirmou Francisco.

Durante a audiência, Francisco defendeu ainda que a misericórdia é um estilo de vida que deve levar os cristãos a ajudar quem mais precisa. O Papa critica a indiferença perante situações de pobreza, sublinhando que esta atitude torna as pessoas hipócritas.

“Às vezes, passamos diante de situações de dramática pobreza que parece que não nos tocam e tudo continua como se nada fosse, numa indiferença que, afinal, nos torna hipócritas e, sem nos darmos conta, leva a uma forma de letargia espiritual que torna o ânimo insensível e a vida estéril”, diz o Papa.

“As pessoas que passam, que andam na vida sem se dar conta das necessidades dos outros, sem reparar em tantas necessidades espirituais e materiais, são gente que passa sem viver, gente que não serve os outros. Lembrem-se bem: Quem não vive para servir, não serve para viver!”, concluiu.

O jubileu da Misericórdia foi decretado pelo Papa Francisco e começou em Dezembro de 2015, terminando em Novembro deste ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+