Tempo
|
A+ / A-

​Marcelo anuncia visita às ilhas Desertas e Selvagens

30 jun, 2016 - 22:02 • Susana Madureira Martins

Presidente da República garante que não está preocupado com uma eventual perda de soberania dessas duas ilhas. Quer é conhecê-las.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta quinta-feira, na Madeira, que daqui a dois meses vai visitar as ilhas desertas e selvagens.

O Presidente da República garante que não é nenhum sinal de que esteja preocupado com uma eventual perda de soberania dessas duas ilhas. Quer é conhecê-las.

“Por agora, trata-se de estar presente nas comemorações do Dia da Região, uma sugestão primeira do presidente do Governo Regional, formalização do presidente da Assembleia Legislativa e de aceder, subsequentemente, a um convite que me foi amavelmente endereçado pela Câmara de Porto Santo. Em breve, dentro de dois meses, regressarei para visitar as Ilhas Desertas e as Selvagens e espero voltar muitas mais vezes a esta região”, declarou o chefe de Estado no início da visita de três dias à Madeira.

Questionado se anda preocupado com uma eventual perda de soberania das ilhas Desertas e das Selvagens, Marcelo Rebelo de Sousa é rápido na resposta.

“Não. Quer dizer que estou urgentemente interessado em conhecê-las. É um sonho que tinha como cidadão, é naturalmente uma aspiração que eu tenho como Presidente da República. Não há nenhuma preocupação quanto à soberania, não há nenhuma premência de natureza jurídica ou política, é a premência da curiosidade. Aliás, virei aqui à Madeira várias vezes e pode acontecer que nessa minha próxima vinda, além de ir às ilhas, aproveite também para ir a outros recantos da Madeira”, sublinhou.

O Presidente da República retoma na Madeira o léxico dos afectos e frisa que é com alegria e extrema felicidade que se desloca ao arquipélago para comemorar os 40 anos da autonomia regional.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas no Palácio de São Lourenço, no Funchal, onde foi recebido pelo representante da República na Madeira.

A Renascença na Região Autónoma da Madeira com o apoio da TAP – Portugal de Braços Abertos

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • zé do povinho
    27 ago, 2016 Selvagens 00:13
    «Ó senhores jornalistas, há algum processo para destituir Portugal da soberania das Selvagens? Porquê a eventual perda de soberania?» As perguntas são mais que prementes, sim senhor! Veja-se o caso de Chipre. Olhe-se para o que se passa no Mar do Sul da China e também o que China anda a fazer mais acima. Se os castelhanos resolverem tomar o território contamos com o seu protesto? Olivença também é território português, sabia?
  • Nuno Nunes
    03 jul, 2016 Parede 11:30
    As fronteiras defendem-se, de uma maneira inteligente, não se negociam!
  • EU
    01 jul, 2016 22:30
    Ó senhores jornalistas, há algum processo para destituir Portugal da soberania das Selvagens? Porquê a eventual perda de soberania? Há qualquer coisa de patológico nos jornalistas. Temos o melhor jogador de futebol, criticam-no por tudo e por nada; temos umas ilhas no Atlântico, querem que outro país seja dono delas. Não percebo esta mentalidade!
  • Alberto
    01 jul, 2016 Funchal 10:21
    O dinheiro que se vai gastar para o cidadão Marcelo conhecer as Selvagens! tenha, pelo menos, o cuidado de mandar calar aqueles que tanto gozaram quando Cavaco lá foi para reafirmar a soberania. Não era mais barato ir ao Preço Certo?
  • NNunes
    01 jul, 2016 PAREDE 09:23
    Parabéns Sr. Presidente. Salazar, não mandou construir Sines para refinar o petróleo de Angola. É muito distante...Ele já sabia do petróleo do Algarve e das Selvagens. Selvagens é uma reserva de petróleo importante, situada num enclave de três soberanias. Espanha ainda há poucos anos na zona, criou uma catástrofe ecológica nos fundos marítimos (ver expedição documentário do navio Creola) com perfurações pouco controladas. A jazida tem valor, senão Espanha não perdia tempo a tentar inventar razões para ficar com ela. Marrocos talvez a entidade mais diligente, do seu lado, já começou a actividade de exploração. Está tudo dito.
  • rosinda
    30 jun, 2016 palmela 22:38
    jose cid vai estar em camera de lobos pode aproveita o concerto!Na proxima vai visitar as cagarras.

Destaques V+