Tempo
|
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo
Princípio e Fim (05/06/16) - Portugueses solidários com refugiados

Portugueses solidários com os refugiados, ontem e hoje

05 jun, 2016


Cinco católicas portuguesas estão de partida para a Jordânia, onde vão ajudar a Cáritas no apoio aos refugiados. A iniciativa foi um dos destaques do programa desta semana, onde o jornalista António Marujo veio falar-nos sobre o seu mais recente livro, “A Lista do Padre Carreira”, que conta a história do sacerdote português que escondeu e salvou dezenas de pessoas durante a II Guerra Mundial.

É uma história de vida que dava um filme. Para já é contada em livro por António Marujo. O jornalista veio ao Princípio e Fim falar da investigação que começou a fazer há 10 anos, e que o levou a descobrir quem foi e o que fez o padre Joaquim Carreira, quando esteve à frente do Colégio Português durante a ocupação nazi de Roma. O testemunho de um segundo refugiado salvo por ele é uma das novidades do livro “A Lista do padre Carreira”, que António Marujo acaba de lançar.

Em destaque esteve também a iniciativa de 5 portuguesas que vão usar as suas férias para fazer voluntariado com a Cáritas da Jordânia, um dos países que mais tem recebido refugiados nos últimos anos. Duas são juristas, as restantes são profissionais da área da saúde. Católicas, todas se sentiram interpeladas a ajudar lá, na linha da frente, onde chegam primeiro os que fogem da guerra. Vão estar em Amã a partir da próxima terça-feira, dispostas a servir “no que for preciso”.

No âmbito da ajuda aos refugiados falámos, ainda, do projecto da INATEL “Migrantes como Nós”, que prevê dar acolhimento, formação e emprego a 10 refugiados que estejam em Portugal. Com 16 unidades hoteleiras espalhadas pelo país, a INATEL vai aproveitar os seus próprios recursos para implementar este projecto, e também já assinou um protocolo de colaboração com o Conselho Português para os Refugiados e com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Lisboa vai ter um “Centro de Estudos e Investigação sobre Santo António”, para ajudar a aprofundar o conhecimento sobre a sua vida e obra. O anúncio foi feito pelo presidente da câmara no encerramento do Simpósio Internacional Antoniano que este sábado assinalou os 70 anos da proclamação de Santo António como “Doutor da Igreja”.

A nossa reportagem passou esta semana pelo coração de Lisboa, para falarmos do projecto “Canto a rezar” que desde Abril tem levado muita gente à Igreja da Encarnação, junto ao Camões. Todas as quartas-feiras, à hora de almoço, um tenor e uma soprano, acompanhados ao piano, ajudam a aproximar de Deus, porque “cantar é rezar duas vezes”.

Acompanhámos também as gravações do filme “Ámen”, de João Canijo, sobre 11 mulheres que vão a pé 400 km, de Vinhais até Fátima. Fazem parte do elenco, entre outras, Rita Blanco, Anabela Moreira e Ana Bustorff. O filme vai estrear em Maio de 2017, por ocasião do centenário das Aparições.

A possibilidade de haver mulheres no diaconado motivou a crónica desta semana do padre Tiago Freitas, responsável pela comunicação da Arquidiocese de Braga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.