Tempo
|
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo
Princípio e Fim (26/06/16) - Papa na Arménia

Papa na Arménia

26 jun, 2016 • Ângela Roque


Francisco despediu-se da Arménia lançando pombas brancas na direcção da Turquia. A visita do Papa e as ordenações de novos padres em Lisboa, Coimbra e no Algarve foram os temas centrais do programa desta semana.

Foi o último gesto do Papa em território da Arménia, e não podia ser mais simbólico – Francisco lançou pombas brancas em direcção ao Monte Ararate, o monte bíblico, hoje em território turco. A visita de três dias ficou marcada por sucessivas referências ao sofrimento do povo arménio, incluindo o genocídio de um milhão e meio de cristãos durante o Império Otomano, até hoje negado pelas autoridades turcas.

Este domingo, Francisco e o Patriarca Karekin II assinaram uma histórica declaração conjunta, em que condenam a perseguição religiosa e apelam à paz e reconciliação. O balanço da viagem foi feito pela vaticanista Aura Miguel, que ao longo da noite informativa foi dando conta, na antena da Renascença, dos temas a que o Papa respondeu, já durante o voo de regresso a Itália, entre eles o genocídio arménio, os homossexuais e a saída dos britânicos da União Europeia.

No dia em que oito sacerdotes foram ordenados na diocese de Lisboa, falámos com o reitor do Seminário de Cristo Rei, nos Olivais, de onde saíram cinco dos novos padres. Uma conversa sobre a “crise de vocações” e os novos desafios que se colocam ao nível da formação. Hoje, já ninguém vai para padre para “garantir um futuro”, mas enfrentam-se outras dificuldades. Para o padre José Miguel Pereira é, sobretudo, a “crise de fé” que faz com que haja menos sacerdotes, assim como há menos casamentos. Diz que não há uma “modelo único” para ser padre, mas reconhece que o exemplo de proximidade do Papa tem sido inspirador.

Em Coimbra foram ordenados três sacerdotes e dois diáconos. O Algarve também tem a partir deste domingo dois novos padres. Um deles foi porteiro de discoteca e chegou a viver em união de facto, mas a descoberta de Deus levou-o ao sacerdócio. O padre Fernando Rafael contou ao “Principio e Fim” a sua história de vida.

No programa deste domingo falamos, ainda, do simpósio teológico-pastoral que decorreu em Fátima, e do calendário litúrgico próprio que a Santa Sé aprovou para a diocese de Bragança-Miranda. A Renascença passou, ainda, por Penamacor, onde os padres da Guarda têm treinado para o Clericus Cup, que a diocese organiza pela primeira vez. O torneio de futsal de padres católicos vai decorrer de 4 a 6 de Julho.

A crónica do programa teve esta semana a assinatura do jornalista Joaquim Franco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.