Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento Europeu aprova resolução para saída imediata do Reino Unido

28 jun, 2016 - 11:43

Eurodeputados querem "aplicação imediata" de mecanismo de saída. A resolução resulta de uma iniciativa conjunta de três grupos políticos.

A+ / A-

O Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira por larga maioria uma resolução conjunta de três grupos políticos em que se pede a "aplicação imediata" do processo de retirada do Reino Unido.

A aprovação conjunta dos grupos políticos do PPE (que integra os eurodeputados do PSD e CDS), S&D (onde estão os do PS) e ALDE (que inclui o eleito pelo MPT) seguiu-se a um debate sobre o referendo que decidiu a saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit').

A cláusula de saída foi aprovada numa animada sessão parlamentar, que contou com a presença do líder do UKIP. Nigel Farage, ainda eurodeputado e um dos principais rostos pelo “Brexit”, sublinha que, apesar da saída, o Reino Unido vai continuar amigo da UE e pede um acordo razoável para a futura relação entre a Europa e Londres.

“Sejamos pragmáticos, razoáveis, crescidos e realistas. Cheguemos a acordo sobre um pacto de transacções livre de impostos e, a partir daí, reconheçamos que o Reino Unido será vosso amigo, que negociaremos convosco, iremos cooperar convosco, seremos o vosso melhor amigo no mundo. Façam-no de forma razoável e permitam-nos sair e seguir as nossas ambições globais e o futuro”, apelou Farage.

Juncker para eurocepticos: "É a última vez que aplaudem aqui"
Juncker para eurocepticos: "É a última vez que aplaudem aqui"

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o 'Brexit' (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira passada.

Logo na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão, com efeitos em Outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Silva
    28 jun, 2016 Porto 14:23
    Este Farage deve estar já arrependido do resultado do referendo, certamente se esqueceu que a partir do momento em que saírem da UE deixam de poder invocar qualquer uma das dezenas de acordos e tratados comerciais que a UE tem estabelecido... agora querem ganhar tempo e fazendo propostas ridículas!!!
  • José santos
    28 jun, 2016 Bobadela 14:09
    É mto grave que não tenham esclarecido corretamente os seus eleitores, mais grave ainda tentar ficar dentro para os benefícios e fora para os encargos, é mesmo ter descaramento não podem jamais ter caráter de pessoas de bem haja vergonha e respeito.
  • Pinto
    28 jun, 2016 Peniche 12:58
    É preciso ter uma GRANDE LATA!.... Porreiro pá. .... Queres ser livre no que vos convém mas queres que a UE esteja de "perninha aberta" para vos dar tudo o que desejam e vos beneficia! Resumindo e concluindo..... querem estar como se estivessem na UE mas SÓ COM VANTAGENS!.... Tudo o que consideram desvantagens.... NADA! É como o filho que quer estar independente e sair de casa mas quer continuar a receber a mesada, ter a roupa lavada e refeições sempre que lhe apeteça! Estes britânicos têm muita graça! E atenção. ... vão fazer chantagem com os emigrantes da UE!...
  • Kimkas
    28 jun, 2016 Porto 12:42
    Isto é recado para outros membros da UE, podem sair, mas estão tramados. Foi mais fácil entrar que sair, está visto.
  • Professor Martelo
    28 jun, 2016 Amareleja 12:31
    podem usar a resolução quando forem à casa de banho. não tem valor legal nenhum!
  • Tão esperto!
    28 jun, 2016 Lisboa 12:07
    "Pacto de transacções livres de impostos" ... Pois, claro! Os ingleses, na sua tradicional arrogância e sobranceria, acham que os outros são todos estúpidos. Vão com esse argumento para o Ministro Schäuble ...

Destaques V+