Tempo
|
A+ / A-

Brexit. O referendo deu autorização aos ingleses para serem xenófobos?

28 jun, 2016 - 13:15

Vandalismo, insultos na internet e agressões físicas. Depois do referendo, aumentaram os crimes de ódio no Reino Unido. Portugueses também são alvo.

A+ / A-

Multiplicam-se os episódios de racismo e xenofobia no Reino Unido, depois do referendo que ditou a saída do país da União Europeia (“Brexit”).

Uma reportagem da Lusa revelou, esta terça-feira, que cidadãos portugueses a viver no Reino Unido foram vítimas de ataques racistas. Os incidentes aconteceram em Londres, País de Gales ou Norfolk, disseram à agência Lusa vários membros da comunidade portuguesa, que acrescentaram que nem todos são divulgados por receio de reprovação ou represálias. Nem a Embaixada nem o Consulado portugueses de Londres receberam denúncias oficiais de ataques a portugueses e a polícia britânica também não confirmou casos específicos nacionais.

A sede da comunidade polaca em Londres foi pintada com a inscrição “vão-se embora”. Nas redes sociais multiplicam-se os insultos a minorias étnicas e os vídeos que mostram actos xenófobos

“O resultado do referendo parece que concedeu autorização às pessoas para expressarem racismo e xenofobia”, comentou um elemento do centro polaco de Hammersmith, em Londres, citado pela France Press.

O chefe do Conselho Nacional da Polícia disse que se registaram 85 casos de crimes de ódio através da internet entre quinta-feira (dia do referendo) e sábado da semana passada, correspondendo a um aumento de 57%, comparado com o que se verificou no mês de Maio.

Vídeos publicados na internet mostram insultos racistas nas ruas

Uma série de autocolantes com a frase “Deixem a União Europeia: não queremos aqui a bicharada polaca” foram espalhados na zona onde se concentra a comunidade em Huntingdon, perto de Cambridge, no passado sábado.

John O’Connell, do grupo anti-racista Far Right Watch disse que foram detectados mais de 90 incidentes nos últimos três dias, que incluem insultos verbais e agressões físicas.

O presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, disse na segunda-feira que colocou a polícia municipal em alerta, em virtude dos incidentes que se têm verificado. Khan sublinhou que encara com “seriedade e responsabilidade” a defesa da “fantástica mistura de pessoas, a diversidade e a tolerância”.

“Façam as malas e vão-se embora”

A sede da comunidade polaca em Londres foi vandalizada. A fase “Vão-se embora” chocou Joanna Ciechanowska, directora da galeria que funciona no interior das instalações do Polish Social and Cultural Association (POSK), em Hammersmith.

“Este sentimento é uma mistura entre o desgosto e o medo. Nós temos o centro a funcionar desde 1962 e nunca tivemos de nos confrontar com actos de racismo”, disse Joanna Ciechanowska à France Press.

A responsável pelo centro da comunidade polaca em Londres aponta como causa as mensagens que foram utilizadas durante a campanha do referendo.

“É muito preocupante. Ouço amigos que viajam de comboio e que dizem que as pessoas que se sentam ao lado, de um momento para o outro, lhes dizem directamente: ‘Façam as malas e vão-se embora’. Se as pessoas que tinham um grão de agressividade dentro delas, o referendo fez com que tudo saísse cá para fora", relatou Ciechanowska.

A embaixada da Polónia já manifestou “choque e preocupação” sobre os incidentes e “abusos” contra a comunidade polaca no Reino Unido.

Cameron denuncia “crimes” e “ódio

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, já criticou “a série de reprováveis” incidentes que se seguiram à decisão sobre o abandono do Reino Unido da União Europeia.

“Nos últimos dias, temos visto inscrições lamentáveis que atingem o centro comunitário polaco e elementos de minorias étnicas têm sido alvo de insultos verbais”, disse Cameron.

O primeiro-ministro demissionário afirmou também que é preciso ter presente que os membros das minorias estão no Reino Unido tendo contribuído de forma muito importante para a sociedade britânica. “Não vamos apoiar os crimes e o ódio ou qualquer tipo de ataques do género, que devem terminar”, concluiu.

“The Sun” alvo de críticas

Sayeeda Warsi, política conservadora que mudou de opinião a meio da campanha e votou pela manutenção do Reino Unido na União Europeia, tem também criticado abertamente os incidentes xenófobos dos últimos dias.

“Eu passei o último fim-de-semana em contacto com organizações, pessoas e activistas que estão atentos em relação aos crimes de ódio e que relatam situações preocupantes. Encontram pessoas na rua que lhes dizem: ‘Nós votamos pelo 'Brexit', por isso, chegou a hora de vocês se irem embora’”, relata Sayeeda Warsi à Sky News.

O popular jornal “The Sun”, assumido apoiante do 'Brexit' tem estado a ser alvo de críticas, depois de ter publicado o título: “As ruas estão cheias de lojas polacas, de miúdos que não falam inglês (…), mas agora as bandeiras britânicas foram hasteadas, outra vez”.

Shashank Joshi, membro do "think-tank" RUSI, disse que o artigo do “é totalmente vil” e acusou o “The Sun” de responsabilidade pelos incidentes e ataques que se têm registado no Reino Unido.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Maria
    08 jul, 2016 Shoreham 16:28
    O meu filho disse que quando chegou a escola (ele anda no 10 ano do Liceu), na sexta-feira seguinte, um dos colegas estava pasmado por ele e os outros estrageiros ainda estarem na escola. Porque, esse rapaz disse que a mae votou brexit para os estrangeiros se irem TODOS embora. E ela acreditou que se votasse brexit e o brexit ganhasse, no dia seguinte os estrangeiros eram todos metidos em navios e expulsos do Reino Unido.
  • A J Nunes da Silva
    29 jun, 2016 Oeiras 18:32
    Não é correcto e até insultuoso o título do artigo, quando generaliza ao escrever "os ingleses"
  • Jorge
    28 jun, 2016 Lisboa 21:02
    Um video na net de um ingles que se calhar nem é ingles a mandar vir com outro gajo qualquer no transito é motivo para começar a expulsar ingleses de portugal mas vocês andam bem da tola, aliás esta noticia é no seu todo patética e tendenciosa.
  • jp
    28 jun, 2016 lx 20:07
    por acaso antes do referendo a tv mostrou entrevistas a polacos e eram todos a favor do brexit.Anedótico
  • Fernando Saraiva
    28 jun, 2016 Porto 18:37
    Aquilo que eu tenho a dizer aos ingleses xenófobos é o seguinte: se vocês vierem a Portugal são bem vindos. Cabe-nos a nós, perante mal responder com o bem. Dar a outra face. É assim num mundo civilizado e moral. Como dizia Cristo.... aquilo que gostaveis que vos fizessem a vós façam-no aos outros.
  • Viriato
    28 jun, 2016 Portugal 16:02
    A culpa é desta comunicação Social promiscua e parasitaria com a mania do politicamente correcto e desta sociedade da miscenização em que ninguém é consultado para nada, depois os povos enchem-se desta marmelada toda e quando isto vira-se o feitiço contra o feiticeiro o que é que acontece?...paga o justo pelo pecador. Quando isto voltar a ser a Europa dos europeus o pessoal que aprendeu o politicamente correcto vai fugir com os mentores desta babilónia, Os cabecilhas do Clube Billdeberg. Depois ninguém tem culpa do que se tem passado nesta Europa/Babilónia.
  • fanã
    28 jun, 2016 aveiro 15:48
    Compete ao Governo Inglês de acautelar estas situações extremas . Se não tem prisões construam -as !
  • João Paulo da Costa
    28 jun, 2016 São Brás de Alportel 15:45
    Comigo há muitos anos que ingleses no Algarve são tratados como escória de bêbados e pedofilos.....habituados à vassalagem mundial começaram a ser escorraçados por onde passam.....é dar a beber o veneno que estão passar naquela ilha de chuva e frio....
  • Afonso
    28 jun, 2016 Lisboa 15:42
    Claro que não concordo com isso(já fui emigrante no Reino Unido)mas também já tomei conhecimento de que ingleses em Londres já foram atacados pelos pró-UE só porque tinham bónes e roupa do UK(já chegamos a isto?)e isso não vem nos média do sistema.
  • Mário
    28 jun, 2016 Leiria 15:25
    Começou a 3ª Guerra Mundial

Destaques V+