Tempo
|
A+ / A-

“O Bloco não é o CDS do Partido Socialista"

26 jun, 2016 - 12:38 • Paulo Ribeiro Pinto

Deputado Jorge Costa separa as águas na convenção do partido que decorre em Lisboa e deixa recados aos críticos internos.

A+ / A-

A frase do deputado Jorge Costa arrancou aplausos na convenção do Bloco de Esquerda, este domingo. O bloquista tratou de diferenciar o que é partido e o que deve ser o apoio parlamentar ao Governo socialista.

“O que estamos exactamente a fazer? Para onde vai o Bloco? Já muitos o disseram. Não é uma coligação e não é um acordo de Governo. Os 10% que tivemos nas eleições não foram para dar ministros nossos a um Governo alheio e a um programa alheio. Não somos o CDS do PS”, garantiu.

O deputado afirmou ainda que o objectivo do partido é cumprir o mandato, assumindo-se como o garante de alternativa às políticas do Governo.

“Em cada desistência do actual Governo socialista tem ficado sempre clara a diferença e a nossa alternativa: negociação e conflito. Compromisso do Bloco: assumimos um mandato e queremos cumpri-lo por inteiro”, afirmou.

Para os críticos internos, Jorge Costa deixou claro que as moções alternativas à da lista liderada por Catarina Martins não defendem os interesses do Bloco. O deputado apontou em concreto a Moção R, que acusa a actual direcção do partido de falta de participação das bases.

“O problema é que a vossa política foi dizer uma coisa que não se percebe desde que possa soar bem. E é assim, disfarçada, sobre os acordos, a relação com o PS, sobre o que fazer quanto á queda do Governo, é assim disfarçada que a Moção R pretende pedir um cheque em branco. E isso, camaradas, é que é a ‘convenção o silêncio’”, condenou.

A convenção do Bloco de Esquerda decorre desde sábado no pavilhão desportivo do Casal Vistoso, em Lisboa, e termina este domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    26 jun, 2016 Coimbra 15:30
    São as muletas do PS! Não mudem não, que no próximo acto eleitoral não passam de 5% dos votos!
  • João Amaral
    26 jun, 2016 Amadora 13:15
    Pois não na realidade não é o CDS do PS, consegue ser uma coisa bem pior é a negação de tudo em que acreditam e por um lugar ao sol vendem-se ao diabo, se não querem ser o CDS do PS, têm de dar cabo do PS, e o que têm feito é ajudar a engrossar os votos no PS, à custa dos seus próprios votos, assim que vai votar na esquerda (como é o meu caso) porque votar no BE se tenho o PS, para ganhar e ter os deputados necessários para governar realmente à esquerda sem precisar de um capacho?

Destaques V+