Tempo
|
A+ / A-

Papa inicia visita à Arménia, primeiro país do mundo a adoptar o cristianismo

24 jun, 2016 - 07:28

O país recebe um Papa pela primeira vez desde a visita de João Paulo II, em 2001. Esta é a 14ª viagem internacional de Francisco.

A+ / A-
Aura Miguel antecipa viagem do Papa à Arménia
Aura Miguel antecipa viagem do Papa à Arménia

Francisco inicia esta sexta-feira uma visita de três dias à Arménia, considerada como o primeiro Estado a ter adoptado o cristianismo, no início do século IV.

O Papa vai reunir-se com a pequena estrutura eclesiástica de Roma no país, composta por três bispos, 20 irmãs e 27 sacerdotes e vai celebrar uma missa ao ar livre e visitar duas catedrais católicas.

A região onde se situa a Arménia da actualidade é uma terra bíblica, onde - de acordo com o livro do Genesis - a arca de Noé terá encalhado, de acordo com o primeiro livro do Antigo Testamento, Génesis. O local referido é o monte Ararate, que agora pertence à Turquia.

De acordo com o recenseamento de 2011, perto de 96% da população reivindicou pertencer à Igreja apostólica arménia.

A 23 de Abril, a Igreja arménia canonizou 1,5 milhões de arménios massacrados pelos turcos otomanos durante a Primeira Guerra Mundial. A cerimónia foi considerada a maior canonização da história.

Os arménios tentam há décadas que os massacres de 1915-17 sejam reconhecidos internacionalmente como genocídio, termo que a Turquia rejeita, garantindo que se tratou de uma tragédia coletiva durante a qual morreu um igual número de turcos e arménios.

Francisco foi o primeiro Papa a usar publicamente a palavra genocídio em Abril de 2015, desencadeando a fúria de Ancara.

O programa da visita papal inclui também uma visita ao memorial de Tsitsernakaberd dedicado às vítimas do genocídio.

O país recebe um Papa pela primeira vez desde a visita de João Paulo II, em 2001.

A Arménia é considerada “o primeiro país cristão”, dado que o rei Tiridates III proclamou o Cristianismo como religião de Estado em 301, ainda antes do Império Romano, sob o impulso de São Gregório, o Iluminador.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+