Tempo
|
A+ / A-

Marcelo. "Brexit" não põe em causa interesses dos portugueses

24 jun, 2016 - 10:38

Presidente da República lembra que Reino Unido continua a ser "cultural, economicamente e em termos de paz e segurança, um país europeu".

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República manifestou-se convicto de que a saída do Reino Unido da União Europeia não põe em causa os interesses de Portugal e dos portugueses a viver e trabalhar naquele país.

Numa nota divulgada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa afirma ter a "convicção de que os interesses de Portugal, bem como os dos portugueses a viver e a trabalhar no Reino Unido, continuarão a ser prosseguidos não obstante esta decisão".

"Seguirei em todo o caso com grande atenção o evoluir da situação e posso assegurar que Portugal não deixará de apoiar os nossos compatriotas e luso-descendentes no Reino Unido, país ao qual nos ligam sete séculos de história de uma aliança sem par", acrescenta o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa refere ainda que "ao fim e ao cabo, o Reino Unido continua a ser, cultural, economicamente e em termos de paz e segurança, um país europeu".

“O povo britânico decidiu, soberanamente, que o Reino Unido deverá deixar de integrar a União Europeia, o que só pode contristar-nos", lê-se também na mensagem do Presidente da República.

No quinta-feira, num referendo realizado no Reino Unido, os eleitores britânicos decidiram pela saída da União Europeia, opção que teve 51,9% dos votos.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em Outubro, na sequência deste resultado.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Santos
    24 jun, 2016 Lisboa 16:51
    Este gajo só diz asneiras. É mesmo o Quim Barreiros da politica. Porque é não se ficou como comentador na TV? Para isso ainda tinha algum jeito...
  • Carlos Costa
    24 jun, 2016 Santarem 14:28
    A saída do Reino Unido é uma tragédia para Portugal,e não só!!! Será o princípio do fim da própria UE!!!!
  • José Seco
    24 jun, 2016 Lisboa 11:47
    Parem com a especulação! Parem de assustar as pessoas senhores jornalistas! Vocês estão mesmo feitos com o sistema! O sistema que afunda a europa e de quem os ingleses fogem e muito bem! Emigração sempre houve e irá continuar a haver com ou sem CEE! A única coisa que mudará é que os senhores que ganharam muito dinheiro com a palhaçada da CEE irão talvez ter mais dificuldades em continuarem a andar na rua de braços tão abertos! ;)

Destaques V+