Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa sobre o "dia triste" do Brexit: "União Europeia tem que ser útil"

24 jun, 2016 - 12:05

"É preciso ver a mensagem que os cidadãos europeus repetidamente têm dado. A UE tem de ser útil às suas vidas", afirma o primeiro-ministro.

A+ / A-
Costa sobre o "dia triste" do Brexit: "União Europeia tem que ser útil
Costa sobre o "dia triste" do Brexit: "União Europeia tem que ser útil

Veja também:


O primeiro-ministro português, António Costa, afirmou esta sexta-feira que este “é um dia triste para a União Europeia". António Costa vê, contudo, na decisão dos britânicos de deixarem o espaço comunitário uma oportunidade para a UE se concentrar no "essencial": ser "útil" às vidas dos cidadãos europeus.

"Ver partir um dos principais Estados-membros da União Europeia não é uma boa notícia. Mas esta má notícia tem de ser interpretada devidamente. Não para uma depressão colectiva. É preciso ver a mensagem que os cidadãos europeus repetidamente têm dado. A UE tem de ser útil às suas vidas", referiu aos jornalistas, no Porto.

Para Costa, é preciso “reforçar o sentimento de segurança”, conseguir que a UE seja “um espaço de liberdade”, garantir “uma economia que assegure a prosperidade” e ter “uma moeda única que facilite ligações comerciais e recuperar valores da UE”.

A UE deve olhar para este resultado como um “desafio”, afirma Costa. Trata-se de um “sinal muito forte que muitos cidadãos não se revêem naquilo que a UE tem vindo a tornar-se".

Questionado sobre se não teme um "efeito dominó" com outros países a manifestarem vontade de sair da comunidade europeia, Costa considerou que "este é o momento de dar um sinal muito claro aos cidadãos europeus que o caminho não é a desintegração".

O primeiro-ministro português vincou que a aliança entre Portugal e os britânicos é muito antiga e "prosseguirá". "Temos com o Reino Unido a mais antiga aliança do mundo e que prosseguirá muito para além daquilo que será a saída do Reino Unido da União Europeia", afirmou Costa.

O chefe do Governo disse que Portugal "tudo fará para assegurar todos os direitos da comunidade portuguesa no Reino Unido" e que também serão garantidos "todos os direitos dos cidadãos britânicos que vivem, visitam ou investem em Portugal".

Na quinta-feira, os eleitores britânicos decidiram em referendo que o Reino Unido sai da União Europeia, depois de o “Brexit” (saída da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em Outubro, na sequência deste resultado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pa
    24 jun, 2016 lx 16:46
    Triste e continuar com esta personagem com primeiro mi nistro.
  • jvbs
    24 jun, 2016 Barcelos 16:11
    Esperem lá! Há aqui qualquer coisa que não bate certo, então o Cameron é que quis fazer o referendo e agora demite-se!?. Assim é fácil fazer referendos, agora quem quiser que apanhe com as balas, então não devia ser ele agora a arcar com as consequências da suposta asneira que ele próprio fez? Aqui há qualquer coisa estranha nesta trapalhada toda em que se tornou a politica e os políticos que nos governam, ou nisto que chamam União europeia!!!
  • Viriato
    24 jun, 2016 Portugal 16:11
    Este é um grande dia para os povos europeus e democratas...e é um péssimo dia para os parasitas que mamam dos meus impostos que vivem como não os deixam viver nos países de origem, vide os que invadem o meu país vindo dos C.P.L.P. onde encontram aqui a África que não os deixam ter lá. é a Europa da Babilónia, do lobbies gay, neo liberal e da comunicação da esquerda caviar que intoxica as mentes dos mais jovens. Mas isto vai mudar e a seguir é a França. A Europa aos Europeus!
  • porquêtiriste???
    24 jun, 2016 pois,pois! 15:31
    Porquê triste???? Triste é mesmo estar metido nesta europa, sentir as imposições dela, sentir a precariedade sem se ter culpa pelos desmandos de outros, ser-se europeu mas ser-se pobre e sem dignidade, ser-se subjugado aos interesses dos poderosos.... Oh Costa mais valia estares calado. Não fales pelos portugueses em geral, fala para aqueles que se serviram da u, europeia para encher mais os bolsos mas se marimbando para o seu país.... Até já fiquei estupefacto com alguém a afirmar que os ofshores agora vão ser permitidos pela inglaterra....Mas não é nesta u.europeia do faz do conta que tem acontecido os tais ofshores.? Valha-me Deus.... Ou será que quem está ainda errado é quem está farto de ver andar para trás a sua vida, com austeridade em cima de austeridade, sem fim à vista, com politicas aos trabalhadores para lhes retirar: direitos, dignidade e para se ganhar menos, sempre a pedirem mais e o povo cansado já de ser massacrado. Tenham mas é vergonha na cara cambada de chulos. A europa da austeridade. Mas quem no seu juízo perfeito que acredita nesta europa, governada por velhos caqueiros, de mentalidade retrograda e fascista???
  • Eborense
    24 jun, 2016 Évora 14:37
    Estou de acordo com o Sr. Costa, o chefe da geringonça.
  • Commonwealth
    24 jun, 2016 Europa Atlântica 14:06
    Vamos aderir à Commonwealth, com base na Velha Aliança, e servir de intermediários entre a Grã-Bretanha e a Europa.

Destaques V+