Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pequenos obrigacionistas da PT podem perder investimento

21 jun, 2016 - 11:25

A CMVM suspendeu a negociação das acções da Pharol (novo nome da antiga Portugal Telecom) e das Obrigações PT Taxa Fixa 2012/2016. Em causa, o processo de reestruturação judicial acções da OI.

A+ / A-

Os detentores de obrigações da PT podem perder parte do investimento, sobretudo os pequenos investidores que compraram dívida da antiga PT, em 2012.

No comunicado divulgado na sua página na Internet, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anuncia a suspensão dos valores mobiliários da Pharol e da Portugal Telecom Internacional Finance até à divulgação de informação relevante relativa ao pedido de recuperação judicial das Empresas Oi.

As acções da Pharol terminaram na segunda-feira a 0,128 euros, a baixar 4,47% face à sessão anterior, depois de terem caído até ao mínimo de 0,122 euros em 24 de Maio.

A empresa de telecomunicações brasileira Oi entrou, na segunda-feira, com um pedido de recuperação judicial na comarca da capital do estado do Rio de Janeiro para tentar manter a continuidade do negócio, segundo um comunicado emitido por aquela entidade.

A empresa refere, em comunicado, que o pedido de recuperação judicial é, neste momento, o mais "adequado" para preservar a continuidade da oferta dos serviços aos clientes, preservar o valor da Oi, manter a continuidade do negócio e da sua função social.

Em 2015, a Oi vendeu a PT Portugal à empresa francesa Altice. A Pharol, antiga PT SGPS, detém cerca de 27% da operadora de telecomunicações brasileira Oi.

A dívida da antiga PT comprada em 2012 por pequenos investidores ascendia a cerca de 230 milhões, com promessa de pagamento de 6,25% de juro.

As obrigações vencem a 26 de Julho e, na opinião de Pedro Lino, da corretora DIF Brookers, quem investiu o dinheiro poderá ter de assumir os prejuízos da Oi.

À Renascença, o especialista adianta que, eventualmente, pode ser feito um pagamento parcial aos investidores ou troca de obrigações por outras, a pagar no futuro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Mendes Laranj
    17 set, 2017 FUNDADA 12:10
    Apoio integralmente o comentário do Senhor Aloisio Batista Delgado, por estar na mesma situação de pequeno investidor que, já considero como perdido tal investimento, quando ainda estou a suportar custos bancários, pela subscrição efetuada, A Empresa Altice que virá a substituir a PT em Portugal, deveria pagar já, a todos os pequenos credores que, pela sua modéstia, necessitam de reembolsar o pouco que, lhe faz falta para satisfazer os seus encargos., para alguns: - ocasionados , por falta de saude.
  • aloisio batista delg
    02 set, 2017 portugal 01:17
    boa noite ,eu estou indignado porque já devia ter recebido o meu investimento na antiga PT em 27/06/2016 e ate hoje nunca fui informado pelo meu banco para me informal nada . no meu entender o governo português não devia autorizar que a ALTICE investisse em Portugal em quanto não fizesse a liquidação aos pequenos investidores. Desde já agradecia que me informassem quando é que estão a pensar pagar as pessoas, eu fui enganado pelo meu banco na altura do investimento só tenho a dizer é uma vergonha os empresários das comunicações ficarem milionários de um ano para o outro á custa destas vigarices agradecia resposta obrigados. aloiso delgado

Destaques V+