Tempo
|
A+ / A-

Papa apela ao acolhimento dos refugiados e à construção da paz

19 jun, 2016 - 14:40

Mensagem foi deixada pelo Papa Francisco por ocasião do Dia Mundial do Refugiado, que se assinala na segunda-feira.

A+ / A-

Os refugiados são pessoas como todas as outras: temos de os acolher e, com eles, construir a paz.

A mensagem foi deixada pelo Papa Francisco por ocasião do Dia Mundial do Refugiado, que se assinala na segunda-feira, na Oração do Ângelus deste domingo.

“O tema deste ano é ‘Com os refugiados. Nós estamos ao lado dos que são forçados a fugir’”, lembrou o Papa.

“Os refugiados são pessoas como todas as outras, mas para quem a guerra tem tirado casa, trabalho, parentes, amigos. As suas histórias e seus rostos chamam-nos a renovar o nosso compromisso de construir a paz na justiça. Então, nós queremos estar com eles: encontra-los, acolhe-los, escutá-los, para juntos, nos tornamos artesãos da Paz, de acordo com a vontade de Deus”, disse Francisco.

O Papa tem-se mostrado sensível à crise de refugiados na Europa, tendo chegado a qualificá-la como a "pior catástrofe humanitária desde a II Guerra Mundial".

Além das suas visitas a dois lugares símbolos do drama da imigração na Europa - as ilhas de Lampedusa, em Itália, e de Lesbos, na Grécia -, Francisco realizou gestos mais concretos como alojar famílias sírias no Vaticano. Além disso, outros nove sírios, entre os quais dois cristãos, que se encontravam em Lesbos chegaram a Roma na sexta-feira por iniciativa do Papa.

Este grupo soma-se aos 12 que viajaram com o pontífice após a sua visita, no dia 16 de Abril, a Lesbos e cujo alojamento e programa de integração estão a cargo da associação humanitária católica Comunidade de Sant'Egídio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 21 jun, 2016 10:03
    Como é bom ser cristão e isso salva-nos quanto ao resto não sei...

Destaques V+