Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Brexit: referendo manchado de sangue

17 jun, 2016 - 10:09 • André Rodrigues

De olhos postos no Reino Unido, no dia seguinte ao assassinato de uma deputada trabalhista pró europeia, a imprensa desta sexta-feira dá amplo destaque ao referendo britânico.

A+ / A-
Revista de Imprensa de temas europeus (17/06/2016)

No “i”, “Voto ferido de morte”. A seis dias de os cidadãos se pronunciarem sobre a permanência do Reino Unido na Europa comunitária, a morte de Jo Cox suspende a campanha e deixa o universo político britânico em estado de choque.

O “Público” deixa a pergunta: “Pode Jo Cox ter sido vítima do sentimento anti-imigração no Reino Unido?”. As autoridades admitem contornos políticos no ataque à deputada da oposição.

Noutro ângulo - aqui ao lado - o “El Pais” publica um especial multimédia. Mais de 13 horas de comboio na ligação ferroviária mais longa de todo o Reino Unido: 1.244 quilómetros entre Aberdeen na Escócia e Penzance no sudoeste de Inglaterra. A reportagem faz uma espécie de sondagem nacional à permanência na União Europeia: a maioria dos britânicos é favorável à saída, mas o norte é menos eurocéptico do que o sul.

No portal português “Dinheiro Vivo”: “BCE e Comissão Europeia preparam auditoria à Caixa”. Bruxelas e Frankfurt equacionam uma inspecção antes de se decidirem sobre a recapitalização do banco estatal.

“Eurogrupo aumenta pressão para a reforma das pensões”. De acordo com o “Jornal de Negócios”, Mário Centeno esteve reunido com o comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros. E Bruxelas avisa que são precisas medidas adicionais porque há riscos significativos sobre os sistemas pensionistas.

“Putin lança pontes para a Europa em ‘Davos russo’. É o título do “Diário de Notícias” sobre o Fórum Económico Internacional que se realiza na cidade de São Petersburgo, com a presença do presidente da Comissão Europeia, do secretário-geral da ONU e de vários chefes de Estado. Fica desde já o recado de Jean-Claude Juncker a Moscovo: sanções só serão levantadas se a Rússia cumprir os acordos de Minsk sobre o conflito na Ucrânia.

A agência EFE destaca as declarações de Javier Solana. O antigo secretário-geral da NATO e ex-alto representante da Política Externa da União Europeia lamenta que os gastos da União Europeia em matéria de defesa tenham ficado aquém das promessas.

Solana alerta para o que diz ser a falta de estruturas militares e de cooperação entre Estados, que se traduzem na perda de capacidade para manter o nível de presença militar da União Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+