Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

NATO. Portugal disponível para integrar missão contra terroristas do Estado Islâmico

16 jun, 2016 - 02:06 • Ana Rodrigues , enviada especial a Bruxelas

A Aliança Atlântica vai reforçar a luta contra os islamitas radicais, sobretudo, no Iraque. Meios das Forças Armadas Portuguesas podem ser deslocadas para o terreno.

A+ / A-

O ministro da Defesa afirmou que Portugal está disponível para reforçar a missão da NATO no combate aos terroristas do autodenominado Estado Islâmico, no Iraque.

À margem de uma reunião da Aliança Atlântica, em Bruxelas, Azeredo Lopes admitiu deslocar para o terreno meios das Forças Armadas, em missões de formação e de apoio logístico.

O ministro sublinhou, contudo, a importância de a missão não colidir com as acções da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, que tem bombardeado as posições do Estado Islâmico.

“Não vai ser uma missão que se confunda com aquilo que está a fazer a coligação anti-Estado islâmico. Não se devem devem confundir os dois planos. Será uma missão de projecção de estabilidade que poderá passar por actividades similares, por exemplo, aquelas que nós já desempenhamos com muitíssimo mérito - como tem sido publicamente reconhecido - no plano da formação, no plano do apoio logístico em Besmaya. Poderá vir a ocorrer ou reforçar-se esta missão”, descreveu.

A NATO anunciou que vai reforçar a luta contra o Estado Islâmico. Da reunião de ministros da Defesa da Aliança Atlântica sai a garantia de um combate ao terrorismo em várias frentes.

O secretário-geral da NATO promete uma intervenção da aliança consistente e persistente na luta contra o terrorismo. Agora, também com mais meios aéreos. Aos jornalistas anunciou o envio de aviões Awacs (Airborne Warning And Control System).

Jens Stoltenberg fez referência à pronta disponibilidade de alguns aliados em avançarem para o Iraque.

A NATO parece responder ao apelo de Portugal, Espanha, Itália e França para a necessidade de uma atenção maior ao flanco Sul. Um pedido que terá sensibilizado os outros membros da Aliança, que acordaram numa reconfiguração da presença de navios no mar Egeu e no Mediterrâneo para fazer à crise dos refugiados.

Da reunião ministerial de Bruxelas saiu ainda a grande novidade. A partir de agora, o ciberespaço é considerado como um domínio operacional, ou seja uma zona de guerra. Um ataque ao ciberespaço de um aliado ou estrutura da própria NATO pode levar a uma intervenção das forças da aliança, explicou o secretário-geral.

Os ataques no ciberespaço podem ser a vários níveis, mas segundo apurou a Renascença a grande preocupação prende-se com o sector das comunicações.

As decisões finais ficam para a cimeira de Julho, em Varsóvia, mas este encontro de dois dias em Bruxelas também ficou marcado pelos avisos à Rússia. A NATO vai enviar quatro batalhões robustos para a região do Báltico e promete intervir caso algum país aliado seja atacado.


[notícia actualizada às 8h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose leal
    16 jun, 2016 lisboa 21:14
    QUEM SERA MAIS TERRORISTA?? ABAIXO NATO OTAN E ISIS E PARECIDOS...CIA...FBI MOSSAD
  • Mario Guimaraes
    16 jun, 2016 Lisboa 10:34
    Não defenderam o que era Português e agora vão como criados dos outros ! Só lixo!
  • Furia
    16 jun, 2016 Lisboa 10:22
    Ponham se a jeito depois queixam se.....brinquem com estes bárbaros ...então o nosso país e um país muito forte ao mínimo abanão vai tudo pelos ares, só é pena que em vez de matarem inocentes não matem governantes
  • Ze
    16 jun, 2016 Lisboa 10:15
    Acabem com eles de uma vez por todas!
  • ZÉTUGA
    16 jun, 2016 Lisboa 10:15
    PORTUGAL PAÍS RICO - GASTA MILHÕES A ENVIAR TROPAS PARA COMBATER O ESTADO ISLAMICOA E GASTA MILHÕES A ACOLHER MUÇULMANOS E A CONSTRUIR-LHES MESQUITAS!!! ISTO A VAI AQUI UMA FANTOCHADA COM O NOSSO DINHEIRO!! E NINGUÉM SE REVOLTA CONTRA ESTA PALHAÇADA??? Õ POVO PAGA E NÃO BUFA, É PRECISO HAVER É TELEXAXADAS E FUTEBOL!!
  • 16 jun, 2016 LISBOA 09:44
    ISTO SÓ PODE SER ANEDOTA, GASTAM-SE MILHÕES A ENVIAR TROPAS PARA COMBATER O ESTADO ISLAMICO E NA VOLTA RECEBEM-SE EM PORTUGAL ISLAMISTAS E GASTAM-SE MIHÕES PARA LHES CONSTRUIR MESQUITAS. SÓ PODEM ESTAR A BRINCAR COM O POVO!!!! COMBATEM-NOS LÁ E TRAZEM-NOS PARA PORTUGAL!! ESTÃO A GOZAR COM A MALTA!!
  • Toninho Tonecas
    16 jun, 2016 Apendurada 09:38
    Portugal é um país muito rico , com muito dinheiro para gastar .Por isso deve alinhar nestas coisas, o que nos dá muita alegria .
  • António Costa
    16 jun, 2016 Cacém 08:55
    Não era mais fácil "fechar" os santuários do Islão sunita radical na Europa? Enquanto as pessoas forem doutrinadas, educadas e treinadas no ódio aos valores do Ocidente não se vai a lado nenhum. É como ter as torneiras todas abertas e andar a apanhar a água do chão com um pano.....

Destaques V+