Tempo
|
A+ / A-

Drones vão ajudar PSP a investigar acidentes rodoviários

15 jun, 2016 - 13:21 • Olímpia Mairos

Projecto inédito está a ser desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A ideia é que esteja disponível um kit com drone e comando nos carros da secção de trânsito da PSP.

A+ / A-

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro está a desenvolver um projecto que usa drones para recolher imagens de acidentes rodoviários. Investigadores e PSP afirmam que este método permite a obtenção de “informação mais fidedigna e maior rapidez na desobstrução da via”, diminuindo a duração da remoção de viaturas e do trânsito formado.

“O objectivo é ajudar a PSP no registo e recolha de imagens e de informação dos sinistros. Perante um acidente e chamada a PSP ao local, o agente fará a gravação do acidente com o drone, sempre após a retirada dos feridos”, afirma o investigador Joaquim João Sousa.

Para exemplificar o tipo de trabalho que poderá ser feito, foi realizado no campus da UTAD um simulacro de acidente – choque entre duas viaturas - tendo o procedimento adoptado sido o normal num acidente. A diferença, porém, é que neste “acidente” os dados foram recolhidos por dois agentes da PSP, um com recurso a meios tradicionais e outro com recurso a aparelhos aéreos não tripulados.

O comissário da PSP João Martins explica que o recurso a drones “é um projecto inédito que ainda está em desenvolvimento”, realçando que “pelos testes que efectuamos, há duas grandes vantagens: a informação é muito mais fidedigna e a maior rapidez no desimpedimento da via de trânsito”.

Na demonstração realizada no campus universitário foi utilizado um drone comercial, mas a UTAD está já a desenvolver um protótipo, de baixo peso e pequenas dimensões, que poderá ser usado em quaisquer condições, quer meteorológicas quer em ambientes no nocturnos.

Vai ser também desenvolvida uma aplicação informática que vai permitir criar um modelo tridimensional, gerado através das imagens recolhidas pelo drone, através do qual será possível fazer as medições do acidente que passarão a substituir a fita e as anotações escritas.

Carros da PSP equipados com kit

“Vamos evitar essa parte. As medições serão feitas ‘a posteriori’ no modelo tridimensional que vai ser gerado através dessas imagens”, revela o investigador João Sousa.

Os dados recolhidos serão inseridos numa plataforma, que vai estar interligada com a aplicação que a PSP utiliza actualmente. A informação pode fazer prova em tribunal e ser usada para memória futura.

“Basta um único agente chegar ao local, pegar no drone que, ao fim de 30 segundos, está a voar sobre a área do acidente e não demora mais de 10 minutos a recolher as imagens. Ao fim de pouco tempo pode-se também abrir a via”, enfatiza João Sousa.

Na primeira fase do projecto, serão os investigadores da UTAD a irem ao local do acidente fazer a recolha e processar os dados. “Os polícias usam o método tradicional, nós este novo método e depois vamos comparar para validar o processo de forma independente”, explica.

A ideia é que esteja disponível um kit com drone e comando nos carros da secção de trânsito da PSP.

O projecto conta com o apoio da Direcção Nacional da PSP e foi já autorizado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. O objectivo é usar esta tecnologia em todo o território nacional.

O projecto é coordenado pelo docente e investigador da Escola de Ciência e Tecnologia – Departamento de Engenharias da UTAD, Joaquim João Sousa, e dará origem a uma tese de doutoramento de José Manuel Sousa, na área Informática.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Barata
    19 jul, 2016 Escalos de Baixo 18:06
    Eu, no meu entender acho que é uma boa ideia, poupa- se muito tempo aos condutores, também espero que ája alguém que saiba ver e decifrar as fotos no entanto esperamos para ver.
  • EU
    16 jun, 2016 10:16
    Isto é com cada aldrabice.
  • Fernando Cerqueira
    15 jun, 2016 Ponte de Lima 14:36
    Para investigar acidentes é necessária inteligência e não drones. Os drones servem para fotografar o acidente ou o aparato depois do acidente. Mas as coisas criam-se para ser vendidas e o estado tem muito dinheiro para algumas coisas.

Destaques V+