Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit

Bruxelas prepara reunião de urgência em caso de saída do Reino Unido

15 jun, 2016 - 08:21

Os britânicos vão às urnas no dia 23 para decidir se querem permanecer na União Europeia. Últimas sondagens reforçam vantagem do “não”, que conta o apoio do jornal mais vendido no Reino Unido.

A+ / A-

A Comissão Europeia e o Parlamento Europeu estão a preparar uma cimeira extraordinária em caso de “Brexit” – ou seja, se vencer o “não” no referendo à permanência do Reino Unido na União Europeia.

A Comissão Europeia e o Conselho e o Parlamento Europeus estão a preparar uma cimeira extraordinária em caso de “Brexit” – ou seja, se vencer o “não” no referendo à permanência do Reino Unido na União Europeia.

A consulta pública está marcada para dia 23 e no dia 26, no máximo, Jean-Claude Juncker, Donald Tusk e Martin Schulz irão reunir-se com o primeiro-ministro da Holanda, país que assegura a presidência rotativa da UE, para discutir as estratégias a seguir.

As sondagens têm mostrado um aumento do “não” e Bruxelas não quer ser apanhada desprevenida. A reunião extraordinária poderá ser integrada na cimeira semestral da UE (que decorre entre os dias 28 e 29), ou realizar-se à margem desta, entre o Reino Unido e os restantes Estados-membros.

Se o Brexit vencer, a saída do Reino Unido acontecerá em Julho de 2018, depois de negociações, previsivelmente duras, com os 28.

No campo financeiro, o Banco Central Europeu deverá actuar – numa estratégia anunciada no dia 24 – para evitar a queda abrupta do euro e da libra, tendo em conta que a possibilidade de o “não” vencer está já a afectar negativamente as bolsas europeias.

As mais recentes sondagens voltam a dar vantagem aos defensores da saída do Reino Unido da União Europeia, com 53% contra 47% do lado do “sim” à permanência.

Na terça-feira, o “The Sun”, jornal mais vendido no país, assumiu-se defensor do Brexit e encheu a primeira página com um apelo ao voto na saída da União Europeia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao
    16 jun, 2016 londres 14:17
    Para o ora a ver vamos. Deve estar a falar de barriga cheia. Ou entao nao e português. Epah ja me esquecia que pode ter muitos Milhões em offqualquer coisa..... Por isso fala assim. Ou entao estar farto de estar bem. Nunca tivemos tao mal como desde a entrada na UE. Ordenados cada vez menores. Tudo e caro. Ja agora esse senhor ora a ver vamos sabe medir o pib per capita em função do país. E o indice de esforço no trabalho feito relativamente ao ordenado ganho?. ........ vi logo que nao. 1+1 =3 biliões
  • Ora, a ver vamos...
    15 jun, 2016 Lisboa 23:43
    Os coveiros esquerdistas da União Europeia (que só gostam de países de"amplas liberdades", ao estilo Venezuela ou Coreia do Norte) já a afiar as facas e, como de costume, a cuspir e a vomitar ódio sobre a Sra. Merkel (que veste melhor as calças do que muitos machos que por aí andam)! Pode ser que se enganem e que o Ingleses tenham senso e não se verifique Brexit nenhum. Se assim não for, pois que os Ingleses assumam as consequências da sua decisão. Mas depois, não queiram o sol e a lua; depois, não queiram o melhor dos dois mundos. A esse propósito, o Sr, Schäuble já foi (como de costume) muito expressivo e cortante! Para não variar; que os Alemães não são feijões de duas caras e, quando falam, não titubeiam. Schade!!!
  • joao
    15 jun, 2016 chingford londres 22:35
    A nossa dignidade foi tirada pela alemanha. Temos de os sustentar........ a eleles e ao nosso pesado governo corrupto........ tanta politica de desemprego. Eu voto na saida ate de Portugal de sustentar a maquina gorda germanica que vive como uma vaca na engorda. So que a vaca nunca mais morre, e imortal e continua a engordar a custa dos outros todos sem fazer nada. Com muito respeito pelos animais. Mas e a realidade da mentalidade reduzida dos nossos politicos e portugueses. A selecção ganha aumenta tudo e ninguem se importa.....
  • As vitimas
    15 jun, 2016 lx 13:42
    Tudo isto só pode ser consequencia das politicas dos irresponsaveis politicos, burocratas e tecnocratas, que se apoderaram das instancias europeias, desviando-se dos valores iniciais da formação da UE, subvertendo-os e manipulando os povos dos paises que a integram! É o completo descredito enquanto não forem retomados os valores iniciais e retiradas do poder as forças do neo libralismo radical, travestidas de social democratas e democratas cristãs, comandadas pela alta finança, assente na teoria do monetarismo financeiro!
  • Armando Monteiro
    15 jun, 2016 Lisboa 12:45
    Se o Reino Unido for bem sucedido com o Brexit, outros países poderão tomar a mesma decisão. Isso assusta Bruxelas e pode representar o fim da comunidade europeia, logo o seu falhanço. A UE tem de tomar outro rumo.
  • joao
    15 jun, 2016 chingford londres 12:44
    A nossa dignidade foi tirada pela alemanha. Temos de os sustentar........ a eleles e ao nosso pesado governo corrupto........ tanta politica de desemprego. Eu voto na saida ate de Portugal de sustentar a maquina gorda germanica que vive como uma vaca na engorda. So que a vaca nunca mais morre, e imortal e continua a engordar a custa dos outros todos sem fazer nada. Com muito respeito pelos animais. Mas e a realidade da mentalidade reduzida dos nossos politicos e portugueses. A selecção ganha aumenta tudo e ninguem se importa.....
  • CAMINHANTE
    15 jun, 2016 LISBOA 12:35
    O Brexit terá certamente algumas consequências pouco agradáveis, nos primeiros tempos... mas depois tudo se ajusta, a vida continua e os Britânicos continuaram a ser o que sempre foram. Se se der esta saída grande parte da culpa deve-se ao estado a que chegou a hipotética União, com o domínio absoluto do Poder Alemão em exercício e todo o grupinho que o apoiou . A via escolhida já demonstrou que não serve, que foi deletéria para esse mesmo projecto de União. Por todo o lado aumentou a animosidade para com tal projecto e os anticorpos de parte significativa dos povos cresceram e apuraram-se. Claro que um desmoronar do Euro será muito penalizador para os países pequenos, como Portugal, numa fase inicial. O quadro que se instalará se acontecer o Brexit parece que prenuncia a futura queda do euro... tempos nebulosos. Já era altura de se perceber que não pode haver o domínio financeiro sobre a Política, ainda por cima o domínio financeiro apátrida e mundialista. É uma pena a claudicação da União Europeia; mas os últimos líderes das nações da Europa tudo fizeram para tal. Bem, pode ser que não haja Brexit.
  • Velha Aliança
    15 jun, 2016 Atlântico 12:33
    Se o Reino Unido sair, deveríamos reanimar a Velha Aliança e aderir à Commonwealth.
  • JB
    15 jun, 2016 CBR 12:02
    A Uniao Europeia, cada vez, parece ser mais uma DESuniao! Nasceu mal, piorou desde 1991/92 com o Tratado de Maastricht! Era um sonho, haver coesao monetaria e economica, com paises tao distintos em desenvolvimento! Claro que sö serviu e interessou as grandes multinacionais, a livre circulacao de capitais.Agora a Europa precisa de um abanao, para os decisores politicos, mudarem o rumo. Deveria ter comecado, com a Grecia, mas seguraram-na! Agora temos o possivel Brexit! Um dia, decerto que a casa vai desmoronar, se ainda nao for desta, o assunto fica adiado! A Europa, sempre no seu melhor, arranja paliativos, sem nunca resolverem problemas de fundo!
  • poisé!
    15 jun, 2016 terraemar 11:12
    Então onde anda o meu comentário. Escrevi foi para o boneco??? Não se pode dizer o que se pensa? Mas que raio de democracia é esta afinal? Já não basta sermos oprimidos por esta u.e. ainda a comunicação social também não aceita criticas quando não é a seu favor???

Destaques V+