Tempo
|
A+ / A-

Chuva reforça “solidariedade” entre Costa e Marcelo

12 jun, 2016 - 19:11 • Eunice Lourenço (enviada a Paris)

“O povo é melhor dos que os políticos”, disse o Presidente da República na Festa da Rádio Alfa, nos arredores de Paris, onde esteve com o primeiro-ministro.

A+ / A-
Marcelo e Costa na Festa da Rádio Alfa, nos arredores de Paris
Marcelo e Costa na Festa da Rádio Alfa, nos arredores de Paris

A chuva engrossou quando o primeiro-ministro passou o microfone ao Presidente, mas Marcelo Rebelo de Sousa não recuou no palco da Festa da Rádio Alfa, nos arredores de Paris. Queria falar perto dos muitos portugueses que ali estava e que o tinham vindo a saudar pelo recinto fora, fazendo-o parar a cada passo para dois dedos de conversa e as já mais do que tradicionais fotos.


Mas logo António Costa veio em seu socorro, protegendo-o com um chapéu de chuva. “Estão a ver o que é a colaboração entre os dois poderes … mas vejam bem que quem tem o guarda-chuva é o primeiro-ministro de esquerda, quem é apoiado é o Presidente que vem da direita”, disse logo Marcelo. E lá por detrás, o primeiro-ministro retorquiu: “É a solidariedade.” “É a solidariedade”, assentiu e reforçou o Presidente.

O primeiro-ministro tinha discursado antes. Anunciou a abertura, no dia 18, em Paris do primeiro espaço do cidadão fora de Portugal para que os emigrantes possam tratar de assuntos com o Estado português, saudou o compromisso do Presidente francês par desenvolver o ensino da língua portuguesa e apelou ao apoio de todos à selecção nacional.

“Como disse o sr. primeiro-ministro vamos apoiar a nossa equipa, mas para além de apoiar a nossa equipa vamos apoiar a equipa que é o nosso país, que é a equipa de todos”, afirmou por seu lado o Presidente que, mais uma vez, fez o elogio do povo.

“Foi o povo que fez Portugal, foi o povo que fez a Pátria que somos. O melhor que nós temos é o povo. Não é que os políticos também não sejam bons, mas o povo é melhor do que os políticos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, elogiando o “povo de Portugal” que” aguentou firme todas as situações”, mas sobretudo o povo que vive fora de Portugal. “Vocês são do melhor que nós temos”, acrescentou o Presidente, que logo no início fez questão de lembrar que na história da sua família têm vários casos de emigrantes.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    13 jun, 2016 palmela 01:41
    lua de mel em paris costa e marcelo muito gira a capa do jornal!
  • EU
    13 jun, 2016 00:11
    Lá anda o lacaio a lamber as botas ao dono! Triste figura...
  • rg
    12 jun, 2016 Lisboa 21:56
    Nota-se que eles se dão bem. E isso é positivo. Desde que não tire a liberdade de cada um fazer o que tem que fazer, se for preciso. E creio que ambos têm um nível suficiente de... hipocrisia para o fazer, se necessário.

Destaques V+