Tempo
|
A+ / A-

Dia de Portugal

Marcelo e Costa três dias em Paris para homenagear emigrantes e fazer diplomacia

10 jun, 2016 - 10:03 • Eunice Lourenço, enviada a Paris

Festa, condecorações, futebol, mas também as sanções europeias na agenda do 10 de Junho que começa em Portugal e continua em Paris.

A+ / A-

É a primeira vez, mas o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa já prometeu que não será o único ano do seu mandato em que as celebrações do Dia de Portugal vão ocorrer noutro país. Para começar, este ano, o chefe de Estado e o primeiro-ministro fazem uma primeira cerimónia no Terreiro do Paço, em Lisboa, e uma segunda na Câmara de Paris. Pelo meio, são ambos recebidos pelo Presidente francês, que depois também na cerimónia oficial. E não ficam por aqui: Marcelo e António Costa ficam três dias em Paris, para homenagear emigrantes, mas também para fazer diplomacia.

Primeiro a diplomacia: numa altura em que as sanções a Portugal continuam em cima da mesa da Europa, a França pode ser um poderoso aliado. Porque se viu livre de sanções “por ser a França”, como disse o Presidente da Comissão Europeia; porque tem um governo socialista que já veio dizer, através do seu ministro da Economia que é contra quaisquer sanções a Portugal por incumprimento do Tratado Orçamental.

No plano da diplomacia, esta visita também faz parte da “campanha eleitoral” levada a cabo por Presidente e Governo para conseguir eleger António Guterres secretário-geral das Nações Unidas. E também aí a França pode ser um aliado de peso, já que faz parte do restrito clube dos membros permanentes do Conselho de Segurança.

Depois as homenagens: primeiro a três porteiras portuguesas e ao marido de uma delas por terem prestado auxilio às vítimas do atentado terroristas ao Bataclan, um café e sala de concertos do centro de Paris, em Novembro deste ano. São eles as estrelas das condecorações do 10 de Junho deste ano e da cerimónia que vai ter lugar, esta sexta-feira à tarde, na Câmara de Paris, com presença e discursos do Presidente francês e da presidente do município, além, claro, do chefe de Estado português.

Segundo nota da Presidência, para esta cerimónia foram convidadas 800 pessoas, todas pertencentes à comunidade portuguesa em França , entre elas professores de português, dirigentes associativos, vereadores e eleitos locais, os feridos e as famílias das vítimas dos atentados do dia 13 de Novembro.

“O facto de uma câmara francesa ser o espaço para essa cerimónia convidando os portugueses para um casa que é a casa de todos os parisienses é uma forma de dizer que a comunidade portuguesa merece esse respeito”, considera Hermano Sanches Ruivo, conselheiro na Câmara de Paris, que, no entanto, lamenta que o programa não dê mais atenção à promoção da língua portuguesa.

Presidente inaugura rotunda portuguesa

As homenagens continuam no sábado, com o Presidente Marcelo a inaugurar a rotunda comendador Armando Lopes, em Creteil. Feito comendador há 20 anos por Mário Soares, também num 10 de Junho, Armando Lopes é uma figura de destaque da comunidade portuguesa, sendo o presidente da Rádio Alfa, que no domingo promove uma festa popular onde o Presidente Marcelo também vai. Segundo a Presidência da República, será a primeira placa toponímica de um português vivo, em França.

De Creteil, Marcelo segue para Champigny, município onde se instalaram milhares de portuguesas na década de 1960, vivendo num imenso bairro de lata. Aí será inaugurado um monumento ao antigo presidente Câmara, Louis Talamoni, um político que defendeu e ajudou os portugueses e que também será feito comendador, ainda que a título póstumo.

O grande promotor deste monumento foi o empresário Valdemar Francisco, que também promoveu a realização de um documentário sobre a emigração portuguesa para França que já está em fase final de produção. Valdemar Francisco também será feito comendador na cerimónia que vai decorrer em Champigny, tal como o empresário e dirigente associativo Manuel Cândido Faria e oprovedor da Misericórdia de Paris, Joaquim Silva e Sousa.

Na lista de condecorações de sábado, inclui-se ainda o fotografo francês Gérald Bloncourt, que registou a dura realidade da emigração portuguesa no fim dos anos 50 e nos anos 60 do século passado, e a actual presidente da Câmara de Champigny.

Programa conjunto, aviões separados

Na tarde de sábado, o Presidente ainda vai ao cemitério de Richebourg homenagear os soldados portugueses falecidos na I Grande Guerra e termina o dia com um jantar com a selecção portuguesa de futebol.

No domingo, o programa do Presidente é mais cultural, com vistas ao Instituto Gulbenkian de Paris, a uma exposição sobre arquitectura e à exposição com obras de Amadeo Sousa Cardoso. Isto além da festa da Rádio Alfa.

O primeiro-ministro, António Costa, acompanha todo este programa, à excepção da visita à delegação da Fundação Gulbenkian, onde esteve recentemente.

Embora tenham um programa conjunto, Marcelo e Costa vêm para Paris em aviões separados. O protocolo a isso obriga, fazendo com que o primeiro-ministro tenha de sair mais cedo das celebrações em Lisboa, de forma a estar em Paris para receber o Presidente. Costa vem em avião militar, enquanto Marcelo usará um Falcon, que fará a viagem mais rapidamente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ol
    11 jun, 2016 Aveiro 06:02
    Podemos saber quanto custou ao ze povinho estas festas
  • agostinho v couto
    10 jun, 2016 usa 23:52
    Ja agora que estao em Franca fiquem por ai nao so tres dias mas sim tres mil dias ou anos e levem tambem a guiringonca toda ,,nao vai parecer mal e ninguem vai dar por falta de vos nem vai ter saudades vossas aliaz o eng Socrates tambem fez o mesmo so que este fez depois de seis anos a ,,arruinar o pais ,po'lo ,na bancarrota se voces ficarem por ai ,,ja a ruina sera um pouco mais pequena que a do ,,sr enguinheiro ,,,,va aproveitem e como dizem os franceses ,,au revouiar ate sempre ou ate numca mais disfrutem ,,Paris e lindo e a Franca tambem e ainda teem o ,,europeu de futebol para disfrutar saudacoes portuguesas
  • rosinda
    10 jun, 2016 palmela 13:32
    O presidente da republica disse que todos os partidos dizem o mesmo mas de maneiras diferentes! Entao porque razao o povo nao se entende? Provavelmente somos todos burros!
  • Dulce Ribeiro
    10 jun, 2016 Leiria 11:38
    O optimismo contagiante da nossa equipa estatal - Presidente da República e Governo - não tem precedentes. Inspiram as atitudes, promovem o auto conceito, devolvem-nos quotidianamente a autoestima. Estávamos infelizes, completamente desanimados, já não acreditávamos na viabilidade de Portugal. Os discursos eram monocórdicos, repletos de avisos e reprimendas, já não imaginávamos que pudéssemos voltar a sorrir. Hoje, o discurso do Sr. Presidente da República saiu da nossa janela para o Mundo, que é o Terreiro do Paço, mais uma vez, em forma de clarão que iluminou todo o país. Bem hajam pelas lágrimas que nos vão cuidadosamente enxugando.

Destaques V+