Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FMI admite que corte de funcionários tem efeitos negativos na prestação de serviços

09 jun, 2016 - 19:30

Portugal é citado no estudo como tendo sido bem-sucedido na redução do emprego no Estado, mas avisa que mais reduções podem ter um efeito adverso.

A+ / A-

A redução do número de funcionários públicos pode ter efeitos adversos na prestação de serviços. O alerta é feito num estudo publicado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os técnicos do FMI reconhecem que cortar no número de trabalhadores do Estado ou reduzir os salários são medidas com efeitos imediatos na despesa, mas podem ter consequências na qualidade dos serviços prestados.

Os impactos destas medidas, explicam os técnicos do Fundo, podem ter no curto prazo um efeito positivo na consolidação orçamental, mas a prolongada utilização pode causar problemas na prestação de serviços públicos.

Portugal é citado no estudo como tendo sido bem-sucedido na redução do emprego no Estado, mas avisa que mais reduções podem ter um efeito adverso.

Mas também os cortes salariais podem ter impactos negativos - um efeito moral - escrevem os técnicos retirando atractividade ao emprego público quando comparando com os salários pagos no privado, afastando, assim, os mais qualificados.

O relatório, que não vincula o Fundo Monetário, refere que há alternativas para reduzir o número de trabalhadores sem afectar os serviços prestados.

Os técnicos apontam, por exemplo, o que chamam de “trabalhadores fantasma” ou com funções duplicadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jp
    14 jun, 2016 Porto 15:14
    Esta gente é tão iluminada que só podem ser apelidados de lampiões...
  • Frank
    09 jun, 2016 Cascais 20:32
    Génios.

Destaques V+