Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Euro 2016

​Segurança encolhe apoio dos emigrantes no primeiro treino em França

08 jun, 2016 - 10:32 • Sílvio Vieira , enviado especial da Renascença a França

Era suposto a Federação realizar o treino aberto ao público, exigido pela UEFA, no Estádio Robert Bobin, em Évry. Tentámos perceber os motivos que levaram a organização a vetar o local.

A+ / A-
​Segurança encolhe apoio dos emigrantes no primeiro treino em França
​Segurança encolhe apoio dos emigrantes no primeiro treino em França

Veja também:


A Renascença visitou o Estádio Robert Bobin, em Évry, onde a Federação pretendia realizar o treino aberto ao público, exigido pela UEFA. Tentámos perceber os motivos que levaram a organização a vetar o local.

Foi fácil abrir o portão de acesso ao estádio em que a Federação queria realizar o treino aberto ao público, exigido pela UEFA.

Robert Bobin, às portas de Evry – perto do centro de estágio da selecção nacional – tem capacidade para 19 mil espectadores, mas levanta sérias questões a nível de segurança, como testemunhámos na visita que fizemos ao recinto. Sem qualquer controlo e com acesso à bancada.

O quinto maior estádio da grande Paris é um anfiteatro amplo, com uma grande bancada em cimento, uma central com patamares relvados e é um espaço ao serviço da comunidade. A pista de atletismo estava a ser usada, quando por lá passámos, por algumas pessoas, descontraídas, aparentemente a cumprir um hábito quotidiano.

O estádio faz lembrar o Jamor, tantos são os pontos cegos que possui para quem quer garantir a segurança dos eventos que ali acontecem.

A organização do Euro optou por contornar essa exposição e o treino irá realizar-se em Marcoussis, no mini-estádio do complexo que serve de quartel-general da selecção portuguesa – o CNR (Centro Nacional de Râguebi).

A lotação irá esgotar, mas a uma escala bem diferente. Os 19 mil inicialmente desejados encolhem para mil. São os lugares disponíveis. Os emigrantes ficaram desiludidos, mas no geral entendem os motivos que justificam esta alteração de planos.

Há uma grande preocupação com a segurança, num Campeonato da Europa que é de alto risco.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+