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Uber chega ao Algarve. Taxistas começam a perder a paciência

07 jun, 2016 - 09:41

Governo constituiu um grupo de trabalho há quase dois meses para analisar a questão do transporte de passageiros por empresas que utilizam plataformas digitais, mas ainda não houve resultados.

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A plataforma digital Uber começa a funcionar esta terça-feira no Algarve, mas só vai estar disponível durante o Verão, em Faro, Vilamoura e Albufeira.

O presidente da Federação Portuguesa do Táxi, Carlos Ramos, não espera problemas, mas diz que a paciência está a esgotar-se no que toca à inacção do Governo.

“Penso que não vamos chegar a confrontos. Se algumas situações ocorrerem, teremos de responsabilizar quem de direito e o Governo aqui é o principal responsável”, avisa, em declarações à Renascença.

Carlos Ramos lembra que já passaram “quase 60 dias da constituição do grupo de trabalho” para debater a legalidade e operacionalidade das plataformas digitais de transporte de passageiros em Portugal, mas ainda “não há solução”.

“Naturalmente que isto incomoda e revolta as pessoas que pagam os seus impostos, que têm empregados e têm de pagar os seus ordenados e a Segurança Social e vêem-se confrontados com uma empresa que não respeita as regras do jogo. O Governo ajoelha perante uma multinacional que faz o que entende no território nacional e isto leva à revolta dos empresários”, critica ainda.

Três reuniões depois, e sem conclusões à vista dentro do grupo de trabalho para a modernização do sector do táxi, a Federação pondera sair do grupo. A decisão deverá ser tomada na quarta-feira.

O grupo de trabalho foi criado após o protesto de 29 de Abril, ao qual se juntaram os taxistas do Algarve, por temerem que a empresa se expandisse para a região Sul – o que agora se confirma.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes entregou, em Março, um parecer ao Governo em que considera que a Uber actua ilegalmente em Portugal. Mas o da multinacional em Portugal explica que não.

“A Uber continua a funcionar e fá-lo porque opera de forma totalmente legal, enquanto

plataforma de tecnologia que liga utilizadores a operadores de mobilidade”, afirma Rui Bento à Renascença.

“Os parceiros da Uber são todos em Portugal, licenciados, que já prestavam estes serviços antes da chegada da Uber ao país. Mas percebemos que haja uma discussão ampla em torno do tema e a nossa função é informar todas as instâncias”, conclui.

Certo é que a plataforma multinacional que permite, através de uma aplicação, contratar um carro com motorista, chega agora ao Algarve, onde, além do serviço mais económico (UberX), vai disponibilizar o UberXL, que permite transportar seis passageiros em simultâneo.

Comentários
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  • Carlos Dias
    07 jun, 2016 Feijó 15:35
    O que é triste é o Estado ainda apoiar esta gente. Tira o pão a quem precisa . Em Paris, Hollande, acabou com a " festa " . Aqui, Lisboa, existe muita e muita gente no Governo e Autarquia, a MAMAR com a UBER . Daí, andarem caladinhos. Um aviso aos foguereiros. Atualizem-se, senão estão condenados .
  • António Martins
    07 jun, 2016 Braga 15:04
    Analisando e refletindo e reagindo de forma pacífica aos comentários publicados pelos caros leitores, eu achei no dever exprimir aquilo que senti após ter lido estas publicações . Sou empresário e profissional no setor táxi já há vários anos , e os "gajos" que se julgam donos do transporte em Portugal , não são "gajos", são SENHORES , SENHORES que trabalharam e trabalham honestamente segundo regras que lhe foram impostas pelo governo , e não são donos do transporte em Portugal , mas sim donos do seu património , que com muito esforço compraram e conquistaram após difíceis e enumeras burocracias impostas por leis portuguesas , para que possam finalmente realizar a sua atividade . E se existem veículos em condições menos agradaveis , é uma realidade sim , mas possivelmente uma boa parte do dinheiro ganho com esse veículo foi debitado para os cofres das finanças portuguesas , e assim impossibilitando na compra de um mais recente . E se existe infrações por partes de profissionais existe leis e punições , e as façam cumprir com rigor , pois como em todos os setores existe corrupção , ou será que nestas novas alternativas só existiram pessoas puras e humildes?!! Nada está contra a novas alternativas para a mesma atividade , mas sim contra as regras e burocracias rígidas e impostos absurdos que não são implantadatas a essa empresa que quer praticar a mesma atividade . Use-se o conhecimento e a interpretação antes de comentar . Obg António Martins
  • Francisco
    07 jun, 2016 Coimbra 12:22
    Mas estes gajos pensam que são os donos dos transportes em Portugal? Estes taxistas haviam era de se preocuparem em ter os carros devidamente limpos e deixarem da andar a enganar os clientes, como aconteceu com os amigos Brasileiros de visita a Coimbra, que foram levados a passear, sabe-se lá por onde, para assim pagarem mais. Não são todos assim e certo, mas está na hora de haver mudanças e alternativas ao táxi tradicional. Isto esta associação não vê. Meus amigos, se houver confusão a polícia só tem uma coisa a fazer… é pôr-vos na ordem nem que seja à base da cacetada.
  • sandra
    07 jun, 2016 USA 12:16
    Se os taxistas fossem profissionais isto não acontecia.
  • Nuno Dias
    07 jun, 2016 Porto 12:15
    Dizer que a Uber e os que para ela trabalham são todos ilegais é exactamente a mesma coisa que dizer que a TAP é ilegal porque se comprou o bilhete no booking.com
  • Joao Semana
    07 jun, 2016 Porto 12:00
    A Uber é completamente legal. Completamente ilegais são os que para ela trabalham porque não tem regras nem pagam impostos. Os governos fizeram-se para cumprir leis e não para deixar andar. Depois admirem-se que haja problemas e justiça pelas próprias mãos. Não há vazio em politica. Se o governo não actua alguém fatalmente o fará.
  • olge
    07 jun, 2016 Lagos 11:52
    Bravo Uber! Finalmente. Taxistas=jornalistas=vendedores de mapas em papel ----- brevemente a acabar.

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