Tempo
|
A+ / A-

Iraque. Estado Islâmico está a matar civis que tentam escapar de Fallujah

06 jun, 2016 - 13:07

A 65 quilómetros de Bagdade, Fallujah é controlada pelos terroristas desde 2014. O exército iraquiano tem combatido para tentar retomar os territórios aos jihadistas.

A+ / A-

O autodenominado Estado Islâmico (EI) tem estado a alvejar civis que tentam fugir da cidade sitiada de Fallujah enquanto o exército iraquiano tenta retomar o controlo da cidade. Os relatos do Conselho Norueguês para os Refugiados (NRC) chegaram à CNN esta segunda-feira.

Cerca de 50 mil habitantes permanecem sitiados no centro de Fallujah à medida que o exército do Iraque vai apertando o certo aos jihadistas, disse o NRC. Muitos dos que tentam escapar ao EI são alvejados e mortos pelos militantes, segundo estes relatos.

“Os nossos maiores receios foram agora confirmados”, disse o director local da NRC, Nasr Muflahi, à cadeia televisiva norte-americana.

“Isto é o pior que poderia ter acontecido a estes homens, mulheres e crianças inocentes, que tiverem de deixar tudo para trás para poderem salvar as próprias vidas”, acrescentou.

Fallujah, que fica situada a 65 quilómetros da capital Bagdad, é controlada pelos terroristas desde 2014 e tem estado sob intensos combates na tentativa das forças militares do Iraque para retomar os territórios controlados pelo EI.

Cerca de três mil famílias conseguiram escapar desde o final de Maio, disse o NRC. A maioria foi colocada em campos de deslocados, e existe o risco de haver falta de água potável no caso de as restantes famílias se conseguirem juntar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AP
    08 jun, 2016 Portugal 13:13
    Caro ANTÓNIO, confirmou o que eu tinha dito: só malucos é que levam o que está escrito à letra. Melhor: eles não seguem os livros à letra, usam-nos é como justificação (se é que isso épossível) para as suas loucuras. E o livro tanto pode ser um Corão, uma Bílbia, uma cartilha Vermelha ou Laranja. São meios para tentar atingir um fim.
  • António Costa
    06 jun, 2016 Cacém 21:32
    para o AP: Os Livros "sagrados" são para levar à Letra e muito a Sério! Assim como as Leis são para levar a sério! O Livro sagrado do Islão são Leis e é por isso que ninguém refila nos países islâmicos, é a Lei! Os judeus que acharam que acharam que o "Mein Kampf" de Hitler não era para "levar à letra" acabaram nos campos de extermínio....
  • AP
    06 jun, 2016 Portugal 17:44
    para o OLÁVIO: quantos livros sagrados foram escritos, e que não são seguidos à letra porque não fazem qualquer sentido nos nossos dias? Algum deles refere se distrair os putos com tablets desde cedo é prejudicial ou pecado? O que significa que há fiéis e há fanáticos, o que não é a mesma coisa. Uns querem que se use burka, outros querem malhar nas mulheres, outros não aceitam hóspedes gay...
  • OLÁVIO DIAS
    06 jun, 2016 ALMADA 15:59
    Acho que escondemos as cabeças debaixo da areia; desde pequeno que aprendi que Maomé mandou que fossem divulgar os preceitos e que convertessem os infiéis e aqueles que oferecessem resistência deveriam ser mortos! Logo, os fiéis dele limitam-se a cumprir a lei da religião! ... ...
  • Luis
    06 jun, 2016 Braga 15:34
    E o muito que nos custe acreditar estamos todos a contribuir para um conflito mundial por desgaste de palavras que em vão são proferidas nos debates governamentais para os problemas que se acumulam dia após dia das necessidades sociais de cada estado onde os pobres estão a ser cada vez mais vitimas da ganância do poder para passar por cima do que é importante aos direitos humanos e continuar a matar como se fossemos fantasmas do hipocalipse.

Destaques V+