A+ / A-

Jovem português Frederico Loureiro brilha no mundo do ballet

03 jun, 2016 - 19:22

O futuro do ballet dança-se em português. O jovem bailarino Frederico Loureiro conquistou o bronze no Concurso Internacional de Ballet de Helsínquia.
A+ / A-

O jovem bailarino Frederico Loureiro, de uma escola do Porto, arrecadou na quinta-feira à noite o 3.º lugar na categoria júnior no Concurso Internacional de Ballet de Helsínquia (Helsinki IBC).

De acordo com os resultados da competição, divulgados na internet, entre 35 candidatos apurados para competirem na categoria júnior (dos 15 aos 19 anos), Frederico Loureiro, de 16 anos, recebeu, além da medalha de bronze, um prémio monetário de 1.500 euros.

Nesta competição, que teve início a 23 de Maio e terminou na quinta-feira à noite, o jovem bailarino natural de Vila do Conde, distrito do Porto, foi o único europeu premiado, quer na categoria júnior quer na sénior (dos 20 aos 25 anos).

Aluno na Escola Domus Dança (EDD), no Porto, Frederico Loureiro competiu neste concurso dominado maioritariamente por chineses ao lado de bailarinos de escolas e companhias como a Ópera de Paris, Bolshoi Ballet, San Francisco Ballet School, John Cranko Schülle, Finnish National Ballet, Korean National Ballet, China National Ballet, entre outras.

Segundo Alexandre Oliveira, professor da EDD, o Helsinki IBC acontece a cada quatro anos e é uma das competições mais prestigiadas internacionalmente.

"Recebe candidatos de todo o mundo", disse, acrescentando que, nesta edição, um total de 26 países estavam representados entre os seleccionados.

Além de Frederico Oliveira, de Portugal foi ainda seleccionada Inês Sousa, aluna da mesma escola.

Ao longo do seu percurso, o jovem bailarino já recebeu ofertas de instituições internacionais como Academia Bolshoi, de Moscovo, Escola Estatais de Dresden, Berlim, Viena, Mónaco, Zurique, Basileia, Ópera de Paris e Brussels Internacional Ballet School.

Foi homenageado pelo antigo presidente da República Cavaco Silva no 10 de Junho de 2015 pela forma como elevou "o nome de Portugal ao mais alto nível internacional e pelo destaque conquistado no mundo da Dança".


legislativas 2019 promosite
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.