Tempo
|
A+ / A-

Governo sensibilizou FPF para campanha com 15 milhões de portugueses (e não 11 milhões)

02 jun, 2016 - 18:06

Em causa está a campanha de apoio à selecção nacional durante o Euro2016, com o lema "Não somos 11, Somos 11 milhões", que gerou "tristeza" nas comunidades portuguesas.

A+ / A-

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse esta quinta-feira à agência Lusa ter sensibilizado a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para que a campanha de apoio à selecção nacional fale de 15 e não 11 milhões de portugueses.

Em causa está a actual campanha de apoio à selecção nacional durante o campeonato europeu de futebol (Euro2016), com o lema "Não somos 11, Somos 11 milhões", que, segundo José Luís Carneiro, gerou "preocupação, tristeza e alguma indignação" nas comunidades portuguesas.

O governante transmitiu esta posição ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, fazendo notar que, hoje, o discurso público das autoridades nacionais se refere "não a 10 milhões, mas a 15 milhões de portugueses".

"Somos mais de 15 milhões de portugueses, entre os que vivem em Portugal, emigrantes, lusodescendentes e cidadãos com nacionalidade portuguesa", salientou José Luís Carneiro.

Da parte da FPF, o secretário de Estado com a tutela da emigração disse ter tido uma "reacção muito aberta e positiva".

A FPF, acrescentou, mostrou-se "disponível para ratificar ainda alguns dados da campanha", apesar de ter assinalado que já houve "muito esforço desenvolvido".

A secretaria de Estado das Comunidades, referiu ainda Carneiro, ofereceu-se "para o que for necessário na relação com os portugueses que estão espalhados e vão apoiar emotivamente a selecção".

O deputado socialista Paulo Pisco já chamara a atenção para esta campanha, que considerou "quase uma desconsideração" para com os emigrantes portugueses, tendo alertado o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o secretário de Estado para este assunto, na audição da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, que decorreu esta quarta-feira.

O Euro2016 vai decorrer em França, entre 10 de Junho e 10 de Julho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedreiro
    13 jun, 2016 República tcheca 18:06
    Somos uma povo além fronteiras, temos muitas ex. Motivos de sobra para fazerem um trabalho de ""orgulho e tradição"" em condições.... até em algo simples **misturam água no vinho** e vêem com OS ESFORÇOS QUE SE FAZEM E VOLTAS E MEIAS VOLTAS é de ter alergia ... triste só esta palavra por educação e respeito ao próximo triste.... parem de se enganar uns aos outros ...pela lógica cumpriram com o vosso dever....tenham .bom dia.

Destaques V+