Tempo
|
A+ / A-

“Há meios de comunicação social controlados por arguidos poderosos”

01 jun, 2016 - 19:06

A acusação, sem nomes, é do presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.

A+ / A-

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público alertou esta quarta-feira que alguns média “são controlados por alguns arguidos poderosos” que tentam através desses meios deslegitimar a actuação do Ministério Público na opinião pública ou condicionar a sua intervenção.

António Ventinhas, que não deu exemplos desses "arguidos poderosos", falava na abertura do Segundo Fórum Global de Associações de Procuradores, que junta em Lisboa representantes de 24 países.

Segundo o presidente do sindicato (SMMP), as relações com a comunicação social assumem na actual sociedade um papel cada vez mais importante, pois os processos são cada vez mais mediatizados e “é frequente que os procuradores sejam visados e estejam sob os holofotes da imprensa”.

“Alguns meios de comunicação social são controlados por alguns arguidos poderosos que tentam através desses meios deslegitimar a actuação do Ministério Público na opinião pública ou condicionar a sua intervenção”, advertiu António Ventinhas.

Por isso, observou: “A actuação das associações [de procuradores] no espaço mediático é determinante para atingirmos os nossos objectivos e dignificarmos a nossa profissão”.

O presidente do SMMP referiu que é “frequente as associações assumirem sozinhas os combates mediáticos contra diversos inimigos do Ministério Público, assegurando quase em exclusivo uma defesa institucional da classe”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 02 jun, 2016 LISBOA 08:17
    DESCOBRIRAM A POLVORA!!!!! O 25 DE ABRIL FOI PARA ISTO??? DAR O PODER ABSOLUTO A UMA MÁFIA QUE DOMINA O PAÍS É GOVERNADA PELE CEE/UE A PÓS TER SIDO VENDIDO!!!! O POVO??? TODA AS PESSOAS SABEM E CONTINUAM A DAR VOTOS A ESTES MAMÕES (TODOS) ESTAMOS A PAGAR TREZE MIL MILHÕES DE EUROS GAMADOS NA BANCA, ALGUÉM SE REVOLTA??? SE ALGUÉM FÁLA É ALCUNHADO DE POPULISTA!!! FAZ LEMBRAR A ESQUERDALHADA QUE NOS REVOLTAMOS DE SUSTENTAR ESSE LIXO QUE NOS INVADIU CARIMBAM LOGO AS PESSOAS DE RACISTAS E XENOFOBOS!!! O POVO TEM O QUE MERECE!!!! um exemplo OS DEPUTADOS FAZEM AS LEIS NOS SEUS GABINETES E DEPOIS VÃO COTÁ-LAS NA ASSEMBLEIA O MAL COMEÇA LOGO NA POLITICADA
  • Luis
    02 jun, 2016 Lisboa 07:35
    A TODOS OS COMENTADORES. Por acaso alguém tem uma ideia quanto à razão porque o processo do Dôtô Relvas continua a aguradar uma decisão? Ninguém tem, pois não? Mas todos são de opinião que já era altura de o homem poder ser tratado por Dôtô ou por Doutor, ou não? É assim, palavras para quê.
  • Luis
    02 jun, 2016 Lisboa 06:51
    Portugal há muto que está transformado num autêntico lodaçal. Tudo neste País se compra tudo se vende. Tens dinheiro compras tudo. Não tens dinheiro não compras nada e só tens direito a pagar impostos. Mas atenção, quando chegares a velho caso os teus impostos sejam inferiores aos custos que representas para o Estado então deixas de ter qualquer serventia. Tentar fazer ver ao Portugueses que os senhores do MP são todos senhores bem comportados comparativamente com os muitos senhores mal comportados das outras àreas não lembra ao careca. Para que haja verdadeira Justiça neste País impõe-se controlar a Justiça pois esta funciona como quer, relativamente a quem quer, com o tempo que quer sem ser resposabilizada por ninguém. Há dezenas de anos que é ineficaz. A desculpa de falta de meios já está mais que esfarrapada. Queremos uma Justiça eficiente no decidir e no agir. Os senhores da Justiça são muito bem pagos e têm muitos privilegios pelo que há que lhes exigir um trabalho honesto, eficiente e célere. O problema está em que todos os poderes ( e são muitos) neste País têm todos um grande receio em pôr em causa a eficiência da Justiça. Receio porquê?
  • Ferreira
    02 jun, 2016 Lisboa 06:30
    Na Justiça estão os Santos e nas outras àreas estão os Pecadores?.Querem-nos fazer de lorpas? Se um dia a PJ tiver competência para investigar muitos magistrados pelas suas decisões relativamente ao arquivo de processos de investigação então temos uma melhor justiça. O MP de Lisboa Oeste arquivou dois processos de investigação, relativos à mesma denuncia, evocando falta de provas. A denuncia deveu-se a ilegalidades cometidas pela CMO onde se provou factual e documentalmente abuso de poder, favorecimento ilicito, trafico de influências e presumivelmente corrupção. A PGR a duas exposições feitas contestando as falsas razões do arquivamento dos processos evitou tomar uma decisão endossando para a sua Adjunta uma resposta às exposições não assumindo as responsabilidades que deveria ter assumido como responsável máxima do MP. A Adjunta do MP de Lisboa Oeste, comprometida como está pois não tem qualquer justificação legal e racional para se justificar, respondeu apenas à segunda das exposições que lhe foram enviadas pela sua superior hierarquica de uma forma ainda mais comprometedora pois evita ostensivamente responder às razões injustificáveis do arquivamento dos processos. Por sua vez à PGR pouco importa as respostas da sua Adjunta pois também não quer envolver-se num processo onde a sua Adjunta está altamente comprometida. Há quase dois meses foi apresentada queixa ao Conselho Superior da Magistratura que possivelmente vai tomar uma posição "amigável" para com os seus pares.
  • A Martins
    02 jun, 2016 Braga 00:53
    Referir que um diretor é dono de um jornal, é claramente uma idiotice.
  • Pela democracia
    02 jun, 2016 Lisboa 00:07
    Há uma coisa que eu não compreendo, em todo o lado há bons a maus, mas na justiça parece que só há bons, como é possível? Sou a favor da transparência, sou a favor que todos os poderes devem explicar ao povo certas decisões que tomam e se necessário devem ser responsabilizados. É bom que quem tem poder esteja "sob os holofotes da imprensa", isso contribui para proteger a parte mais fraca. Sindicatos na Justiça também é algo que não compreendo.
  • José Gomes L
    01 jun, 2016 Lisboa 23:47
    À exceção da TVI, do grupo do CM e talvez do Sol, toda a comunicação social em Portugal é controlada direta e indiretamente pelo ps e seus amigos. Basta ver quem são os donos, desses jornais e mais, basta ver também, por exemplo um caso de controlo indireto, o caso do expresso cujo diretor é irmão do atual 1º ministro, quem acredita que o irmão é imparcial na hora de defender o irmão?, obviamente eu defenderia sempre o meu irmão.
  • Ó Barbeiro
    01 jun, 2016 lx 23:10
    Aí em Braga só deve ler o correio dos manhosos!...A sua retórica é elucidativa!
  • É notório
    01 jun, 2016 lx 23:06
    e perceptivel! Os manhosos, apoderam-se dos meios de comunicação para, diariamente irem lançando noticias, de meias verdades de forma a comprometerem com suspeições, gente escolhida, para eles proprios andarem a prevaricar na sombra! Os cidadãos são completamente manipulados! Fazem não a informação, mas a contra informação! E há jornalistas que se prestam a ajudar à festa!
  • fields
    01 jun, 2016 lx 23:03
    E foi só por coincidência que a foto que ilustra a "notícia" tem o socrates em destaque será ressentimento por causa de um certo inquerito disciplinar. Se o que este senhor diz é verdade também não será menos verdade que já há algum tempo que o ministério público têm envidado esforços para implementar um novo paradigma dos julgamentos em portugal, o julgamento na praça pública. Este senhor não devia estar a trabalhar em vez de estar a dizer baboseiras para alimentar especulações nos OCS, se querem fazer tertúlias de togas façam-no ao fim de semana quando estiverem de folga.

Destaques V+