Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Iraque. 20 mil crianças sitiadas em Fallujah sem água nem medicamentos

01 jun, 2016 - 11:04

Cidade-bastião do autodenominado Estado Islâmico está sob ofensiva do exército há uma semana. Há relatos de que os terroristas estão a usar famílias como escudos humanos.

A+ / A-
Iraque. Mais de 20 mil crianças em risco em Fallujah
Iraque. Mais de 20 mil crianças em risco em Fallujah

Pelo menos 20 mil crianças estão sitiadas na cidade de Fallujah, onde o exército iraquiano lançou uma ofensiva para tentar recuperar o controlo da cidade, tomada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no início de 2014. O alerta é da Unicef, que diz em comunicado que os civis estão a ficar sem comida e medicamentos e que a água também está a escassear.

"Desde o início da operação militar contra Fallujah, poucas famílias puderam sair" da cidade, sublinha a organização, apontando que a maioria das pessoas que conseguiram escapar foi localizada em dois acampamentos de deslocados, enquanto uma minoria procurou refúgio com familiares.

No dia 23, o exército do Iraque, com apoio de aviões da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos e milícias governamentais, deu início a uma ampla ofensiva contra a cidade, que fica cerca de 50 quilómetros a leste de Bagdade.

Tanto o comando do exército como o primeiro-ministro, Haidar al Abadi, lançaram desde então vários pedidos para que a população deixasse a cidade através dos corredores humanitários abertos pelas forças de segurança.

No entanto, segundo a Unicef, não parece que este plano para retirar os civis tenha tido sucesso até o momento.

"Enquanto a violência continua a aumentar em Fallujah e em todo o Iraque, estamos preocupados com a protecção das crianças diante desta situação de extrema violência", afirmou a Unicef, que também advertiu sobre os risco de os menores serem recrutados à força pelos jihadistas ou separados de suas famílias.

"As crianças que são obrigadas a serem recrutadas para a luta têm suas vidas e seu futuro comprometidos, pois são forçados a usar armas e a lutar em uma guerra de adultos", frisou a organização.

A Unicef também fez um pedido a todas as partes no conflito para que ofereçam protecção às crianças da cidade sitiada e para que se ofereçam caminhos seguros para todos que queiram deixar a cidade.

O EI estará a utilizar escudos humanos nos combates que trava pelo controlo da cidade de Fallujah, de acordo com denúncia apresentada em conferência de imprensa por um porta-voz das Nações Unidas.

William Spindler, porta-voz da agência da ONU para os Refugiados, indicou que cerca de 3.700 pessoas fugiram da cidade na semana passada, mas referiu-se a relatos no sentido de haver "centenas de famílias usadas como escudos humanos".

A ofensiva contra Fallujah, o segundo bastião mais importante do EI no Iraque depois de Mossul, entrou este domingo na sua terceira fase com o assalto ao núcleo urbano da cidade, onde as tropas leais ao governo em Bagdade se depararam com forte resistência dos extremistas armados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Orabem!
    01 jun, 2016 dequalquerlado 13:36
    Mas com tantos ataques e nunca se dá cabo desta cambada de lixo? Todos os dias aparecem noticias destas bestas reles que não fazem mais do que fazer desta terra o inferno, mas continuam impunes, matam-se dois ou três deles e ficam contentes, mas eles ao contrário matam centenas ou milhares e a fazerem a vida num tormente a tantos inocentes. Escumalha nojenta. Que nojo me dá estes porcos selvagens. Ainda são piores....

Destaques V+