Tempo
|
A+ / A-

Ultimato de Costa: “Limite é mesmo hoje” para resolver greve dos estivadores

27 mai, 2016 - 11:14

Há um novo pré-aviso de greve em cima da mesa, que pode prolongar protesto até 16 de Junho.

A+ / A-
Ultimato de Costa: “Limite é mesmo hoje” para resolver greve dos estivadores
Ultimato de Costa: “Limite é mesmo hoje” para resolver greve dos estivadores

O Governo estabeleceu o dia de hoje como a data limite para que as partes em conflito no Porto de Lisboa se entendam, afirmou o primeiro-ministro, durante o debate quinzenal, em resposta ao presidente do PSD.

"O Governo estará totalmente empenhado em encontrar uma solução, o que justifica, aliás, a ausência da senhora ministra do Mar nesta bancada hoje de manhã. Mas, como eu ontem [quinta-feira] disse, tudo tem um limite, e posso-lhe acrescentar que o limite é mesmo o dia de hoje para que as partes se possam entender", declarou António Costa.

Antes, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, tinha acusado o Governo de inacção face à greve de estivadores no Porto de Lisboa e questionado o primeiro-ministro sobre quais eram os limites a que se tinha referido: "Quais são esses limites?".

Passos Coelho referia-se a declarações feitas na quinta-feira pelo primeiro-ministro, que prometeu que hoje iria ser feito "um grande esforço negocial ao longo de todo o dia", acrescentando: "Mas há limites para tudo, e se a solução não for uma solução negociada, terá que ser encontrada outra solução".

O ex-primeiro-ministro salientou as consequências da greve no Porto de Lisboa para as exportações portuguesas e para o transporte marítimo para as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Costa lembra 441 dias de greve

Em resposta, António Costa recordou o anterior período de governação PSD/CDS-PP, mencionando que "nos últimos três anos e meio houve 36 pré-avisos de greve e 441 dias de greve efectivos", ou seja "mais de um ano de greve consecutiva".

O primeiro-ministro disse também que, na altura, Passos Coelho qualificou essa situação como "um conflito entre privados", e contrapôs: "Para nós, é um conflito grave para a economia".

Depois de António Costa afirmar que "o limite é mesmo o dia de hoje para que as partes se possam entender", o presidente do PSD desvalorizou essa promessa, dizendo que em Dezembro do ano passado a ministra do Mar já tinha proclamado o fim das greves no Porto de Lisboa.

"A senhora ministra do Mar disse alto e bom som: acabaram-se as greves no Porto de Lisboa. Diz agora o senhor primeiro-ministro: hoje é o limite. Portanto, ficamos a perceber que limites para o Governo é um problema de tempo", observou Passos Coelho.

O presidente do PSD alegou que o executivo do PS considera um "aborrecimento" ter de resolver problemas. "Essa é a autoridade do Governo, e é por isso que o Governo não consegue resolver problemas, antes agrava problemas", acrescentou.

A administração do Porto de Lisboa, representantes dos operadores portuários e do sindicato dos estivadores estão reunidos esta sexta-feira no Ministério do Mar para negociações, depois de os operadores terem anunciado que vão avançar com um despedimento colectivos.

Os operadores do Porto de Lisboa anunciaram na segunda-feira a intenção de avançar com um despedimento colectivos por redução da actividade, depois de ter sido recusada uma proposta de acordo de paz social e para a celebração de um novo contrato colectivos de trabalho para o trabalho portuário no porto de Lisboa.

Novo pré-aviso de greve em cima da mesa

Entretanto, na quarta-feira, no final de um plenário de trabalhadores, em Lisboa, António Mariano revelou que hoje se iniciaria uma nova fase na luta dos trabalhadores com a entrega formal de um novo pré-aviso da greve, a prolongar-se até ao dia 16 de Junho.

A última fase de sucessivos períodos de greve, que se iniciou há três anos e meio, arrancou a 20 de Abril com os estivadores do Porto de Lisboa em greve a todo o trabalho suplementar em qualquer navio ou terminal, isto é, recusam trabalhar além do turno, aos fins-de-semana e dias feriados.

A paralisação tem sido prolongada através de sucessivos pré-avisos devido à falta de entendimento entre estivadores e operadores portuários sobre o novo contrato colectivo de trabalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    27 mai, 2016 21:38
    Quando? Hoje? Só faltam 2 horas e 23 minutos! É pegar o largar. Ai Kosta!(21:37)
  • Carlos Gonçalves
    27 mai, 2016 Almada 17:25
    Fechem o Porto de Lisboa. Encerrem-no de vez. Façam dele um Porto para o Turismo . Temos Sines e Leixões . Chega e basta . Andam agora com tanta cagança com o Turismo. Aproveitem. Porto para navios cruzeiro . Lisboa transpirava melhor ar.
  • Pinto
    27 mai, 2016 Custoias 12:14
    É fácil, descongelem os contractos colectivos e revejam a precariedade que vai no porto de Lisboa. Em Leixões o receio é tanto que até têm medo de darem a cara para os meios de comunicação social, no norte sempre houve cobardia. Os estivadores querem segurança portuária, os operadores metem todo cão e gato dentro do porto em situações precárias a ganhar ao dia. Onde para a segurança e higiene no trabalho dentro dos portos de mar?
  • Camarada Zequinha
    27 mai, 2016 Seixal 11:48
    NADA de ceder camaradas .... AVANTE . O porto é do povo e é o povo quem manda nele e a vontade do povo tem que ser respeitada .

Destaques V+