Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo disposto a "esforço negocial" com estivadores mas lembra que "há limites para tudo"

26 mai, 2016 - 20:58

António Costa reafirma que o porto da capital é muito importante para a economia e lembra que o conflito laboral entre estivadores e concessionários dos portos dura há quatro anos.

A+ / A-

O Governo vai tentar esta sexta-feira um "derradeiro" esforço "negocial" para desbloquear a situação no porto de Lisboa. António Costa reafirma que o porto da capital é muito importante para a economia e lembra que o conflito laboral entre estivadores e concessionários dos portos dura há quatro anos.

O primeiro-ministro diz ainda que, se as negociações falharem, o Governo terá de tomar outras medidas.

Costa falava aos jornalistas numa conferência de imprensa no Palácio da Ajuda, em Lisboa, após o Conselho de Ministros extraordinário para assinalar os seis meses do Governo.

"Amanhã nós teremos um grande esforço negocial ao longo de todo o dia, mas há limites para tudo e se a solução não for uma solução negociada, terá que ser encontrada outra solução, como a que já tivemos que recorrer para permitir a retirada do porto dos contentores que lá estavam retidos", respondeu António Costa aos jornalistas quando questionado sobre a greve dos estivadores do porto de Lisboa.

O primeiro-ministro assegurou que "perante cada dificuldade" o Governo tem "tido capacidade de a resolver". "E é assim que também faremos relativamente à situação da greve dos estivadores, que se arrasta há quatro anos. O funcionamento do Porto de Lisboa é capital para o conjunto da economia do país", disse.

Os operadores do porto de Lisboa anunciaram na segunda-feira a intenção de avançar com um despedimento colectivo por redução da actividade, depois de ter sido recusada uma proposta de acordo de paz social.

No dia seguinte, o presidente do Sindicato dos Estivadores, António Mariano classificou de "terrorismo psicológico" e "atentado ao Estado de direito" o anúncio desse despedimento colectivo, assim como a presença da PSP no porto de Lisboa para acompanhar retirada de contentores retidos.

A greve dos estivadores é a todo o trabalho suplementar em qualquer navio ou terminal, recusando trabalhar além do turno, aos fins de semana e feriados.

A paralisação tem sido prolongada através de sucessivos pré-avisos devido à falta de entendimento entre estivadores e operadores portuários sobre o novo contrato colectivo de trabalho. De acordo com o último pré-aviso, a greve vai prolongar-se até 16 de Junho.

"Mesmo um optimista não espera elogios da parte da oposição"

O Chefe do Governo foi questionado sobre as críticas que vieram do PSD e do CDS ao primeiro meio ano deste executivo, começando por responder: "mesmo um optimista não espera elogios da parte da oposição". Costa disse depois que "uma oposição cujo sucesso depende do fracasso alheio" não merece "grande apreço", manifestando-se "bastante confortável" com a acção governativa e satisfeito por todas as previsões de catástrofe anunciadas terem fracassado.

"Aquilo que os portugueses esperam do Governo não é que o Governo seja oposição à oposição, é que o Governo se concentre naquilo que se deve concentrar: resolver os problemas do país, resolver as heranças, mas sobretudo construir um futuro de esperança e de confiança", disse também.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    27 mai, 2016 Albufeira 10:04
    Lá vai mais um cheque em branco, para manter esta elite, com patrocínio dos comunistas e BE. Viva Portugal! Deixem chegar a setembro, quando começar a vir as "facturas" das politicas deste (des)governo, e aí se verá se tudo vai bem na geringonça. Até parece que nos esquecemos o que se passou, nos últimos meses de (des)governação de Sócrates, crise! Qual crise! O país nunca esteve tão bom! E recomenda-se! Basta ver onde chegamos 5 anos depois, e agora está este PM a dizer a todo Portugal, problemas! Quais Problemas! Até agora está tudo a correr como nós prevíamos, (pois o problema está aí mesmo), enquanto não afundarem de vez este país não descasam, depois a culpa é dos amigos da esquerda! Mas esses também vêm dizer, nossa culpa! Mas nós nem se quer estamos no governo! Como pode ser nossa culpa! Bom, isto até parece um argumento para uma telenovela, mas vai ser a nossa realidade dentro de meses, espero muito que esteja enganado!
  • Jose
    27 mai, 2016 Oeiras 09:28
    Se o governo os tivesse no sítio esta greve já tinha acabado. Mas o Costa tem medo da cgtp e da catarina, por isso se encolhe.
  • João Lopes
    27 mai, 2016 Viseu 09:25
    Os “trabalhadores ”comunistas", “odeiam” os que trabalham, lutam pela vida com sacrifício e algumas vezes têm sucesso. Estes trabalhadores, não servem o bem do País nem dos portugueses. Servem os seus interesses egoístas, numa lógica partidária e sindical, sempre ao serviço do pcp/be e como marxistas que são, não olham a meios para atingir os fins!
  • Maria Merces
    27 mai, 2016 Santarem 07:59
    Mais conversa para tentar mostrar que resolve tudo ? Façam o que tiver que ser feito para que esse "tipo" de greves acabem. Não precisam de trabalhar, ganham bem, então deixem trabalhar que realmente necessita. Não prejudiquem mais a economia do Pais. Estão em risco as exportações e muitos postos de trabalho que não são tãp bem remunerados como esses grevistas. Mas.... claro, temos os parceiros de esquerda, que o empurraram para o lugar de 1º Ministro, a pressionar. A esquerdar de deveres nada sabe, mas direitos é doutorada. O Pais não pode estar dependente que quem não reconhece os direitos dos outros, só pensando nos deles. Isto é a esquerda no seu melhor.
  • Fernando
    26 mai, 2016 Porto 22:56
    Será melhor nacionalizar toda a economia, para acontecer como em certos Países, onde tudo é do Estado, mas só alguns beneficiam de certas regalias.Já tive a experiência de ver o trabalho dos estivadores. De estiva não tem nada e os ordenados não são assim tão baixos.
  • Paulo Lopes
    26 mai, 2016 Lisboa 22:52
    Quem é que julgas que enganas? Estamos fartinhos de saber que as esquerdas querem acabar com o Porto de Lisboa para fazerem mais esplanadas. Vão deixar apodrecer esta situação até não haver remédio.
  • bintoito
    26 mai, 2016 penteado 22:32
    Há limites para tudo, bem dito. Lembre-se contudo que a caridade bem exercida, e também os limites que não se devem ultrapassar, devem começar por ser observados dentro da própria casa. Pode começar o exercício não deixando de se mirar ao espelho da sua traquitana mais conhecida por geringonça.
  • Camarada Zequinha
    26 mai, 2016 Seixal 22:27
    Vamos CAMARADAS . Não desistam eles estão quase a ceder ... AVANTE ... Aviso de greve para mais três ou quatro meses ...Temos que defender o nosso bem estar ... o resto ... Está TUDO DITO .
  • viva o xuxialismo
    26 mai, 2016 Santarém 22:26
    Para a esquerda nada parece ter limites sobretudo quando se trata de deitar abaixo, imagino eu o que seria se no anterior governo este tivesse dado a oportunidade aos patrões de meterem todos os grevistas na rua, o caso já estaria resolvido mas estes não se livrariam de ser alcunhados de ditadores por partidos e gentes de esquerda que defendem a ditadura "mas a deles" e que entendem que a ditadura dos seus sindicatos é um direito parecendo não haver deveres para este punhado de gente.
  • Carlos Costa
    26 mai, 2016 Santarem 22:16
    Só os fracos e incompetentes é que negoceiam com grevistas!!!!

Destaques V+