Tempo
|
A+ / A-

Resgatada segunda estudante entre as raptadas pelo Boko Haram

20 mai, 2016 - 08:58

Grupo extremista raptou mais de duas centenas de jovens de uma escola secundária em Chibok na noite de 14 de Abril de 2014, tendo 57 conseguido fugir pouco tempo depois.

A+ / A-

O exército da Nigéria resgatou uma segunda estudante das 219 raptadas há mais de dois anos pelo Boko Haram em Chibok, no nordeste do país.

Em comunicado, o porta-voz militar revelou que foi “resgatada durante a noite uma outra menina de Chibok”, sem adiantar mais pormenores.
A primeira estudante foi descoberta na terça-feira por vigilantes na floresta de Sambisa, no estado de Borno, considerada um dos últimos bastiões dos islamitas do Boko Haram.

O grupo extremista raptou 276 estudantes de uma escola secundária em Chibok na noite de 14 de Abril de 2014, tendo 57 conseguido fugir pouco tempo depois.

As jovens são cristãs e terão sido obrigadas a converter-se ao Islão e a casar com membros do Boko Haram.

Nada se sabia das restantes desde a divulgação de um vídeo pelos radicais em Maio de 2014, até que uma mensagem, uma aparente "prova de vida", foi enviada ao Governo nigeriano no início deste ano.

O rapto provocou indignação e trouxe atenção mundial para campanha armada do Boko Haram, que já causou pelo menos 20 mil mortos e mais de 2,6 milhões de deslocados desde 2009.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • nãohápachorra
    20 mai, 2016 dequalquerlado 14:38
    Raptaram estas meninas e dois anos depois ainda estão impunes??? E quem é que está pactuando com estas bestas? O que andam a fazer estes países africanos? Já não há pachorra para isto. Eles invadem cidades, matam a seu belo prazer e ninguém se junta para limpar este lixo nojento da face da terra? Cortam cabeças e não há ninguém para os impedir? Fogem todos com o rabo entre as pernas, querem vir para a europa, mas seguir muitos dos costumes das bestas... Não há mesmo pachorra para isto...
  • Não à manipulação
    20 mai, 2016 Azambuja 12:13
    Para refletir... Neste país nós sabemos tudo o que se passa noutros países, só não sabemos mesmo o que se passa cá. Também sabemos tudo o que se passa cá desde que seja insignificante, as verdadeiras noticias não sabemos. Será que isto acontece por acaso?

Destaques V+